Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 17 de Abril de 2021

1 7
:
5 4
:
2 5

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Artigos

7 Abr 2021 - 16:38

Estudo mostra novas funções da vitamina C para a saúde

De acordo com uma pesquisa científica, a vitamina C pode colaborar para a agricultura e diminui a virulência de fungos e bactérias

Fonte: Valentin Balan / Unsplash


 
Pesquisadores do Centro de Pesquisa de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), instituto sediado na Universidade de São Paulo (USP), descobriram que a vitamina C, também chamada de ascorbato, possui funções ainda mais avançadas do que as que já são conhecidas. 

Para ser realizada a pesquisa foram feitos experimentos in vitro para analisar as oxidações que ocorrem em proteínas que contém tióis. 

A partir disso, descobriu-se que alguns desses tióis oxidam facilmente quando entram em contato com moléculas como a da água oxigenada e dão origem ao ácido sulfênico. 

É nesse processo que a vitamina C atua e notou-se que ela consegue reverter esse processo de oxidação e que isso ocorre com uma maior frequência em células onde há uma elevada concentração desse nutriente, como nas plantas.

Por isso, acredita-se que há uma grande vantagem em utilizar o ascorbato na agricultura, visando um melhor desempenho dos cultivos. 

Uma outra descoberta relacionada a essa vitamina mostra que ela pode ser capaz de reduzir a virulência de fungos e bactérias, o que é muito positivo para a saúde dos seres humanos. 

Essa conclusão se deu a partir de testes que mostraram que ao retirar o gene que codifica a enzima 1-Cys peroxirredoxina de bactérias do tipo Pseudomonas aeruginosa elas deixam de ser virulentas para camundongos. 

O único redutor dessa enzima é o ascorbato, que também atua na redução da virulência de fungos do gênero Aspergillus, que possuem três 1-Cys peroxirredoxinas. 

Por mais que esses estudos sejam preliminares, sabe-se que a vitamina C tem uma grande importância para o organismo. Ela melhora a imunidade, promove a síntese de colágeno, protege as células dos efeitos dos radicais livres, ajuda a absorver e armazenar ferro e garante uma série de outros benefícios. 

Devido a isso, se faz necessário mantê-la em bons níveis no corpo e a melhor maneira de obtê-la é através do consumo de alimentos com vitamina C, como frutas cítricas, morango, abacaxi e brócolis.

Existem também suplementos de vitamina C que podem ser consumidos caso o organismo esteja com deficiência desse nutriente. Porém, é necessário realizar um uso consciente dessa alternativa, já que a ingestão de suplementos em excesso pode causar efeitos colaterais graves. 
 
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet