Imprimir

Imprimir Artigo

6 Nov 2020 - 15:16

Pandemia: Redecorar sua casa pode ser uma boa forma de fugir do estresse do isolamento

Fonte: https://unsplash.com/photos/7tOV35hnkao
 
Não é nada fácil lidar com o estresse da pandemia e esse desafio é ainda maior quando estamos em isolamento social. A revitalização da decoração da casa surge, por vários motivos, como uma ótima alternativa de aliviar essas tensões.

É uma sensação comum na pandemia estar enjoado da própria casa. Assim, parece que ficamos o tempo todo com necessidades de mudança. Essas necessidades ficam se acumulando e acabam se transformando em estresse. Além disso, o ato de pensar e realizar a decoração é muito relaxante, e a escolha das cores e da posição dos objetos ainda pode ajudar a transmitir calma aos moradores.

Por isso, apenas de cogitar mudanças, já ficamos mais relaxados. Há até um movimento chamado “Decoterapia”, que busca trazer melhorias à saúde mental através da decoração da casa. Além de mudanças na disposição dos objetos e novos elementos decorativos, a decoterapia também valoriza os ambientes que tenham boa circulação de ar e muita entrada de luz solar.

Na pandemia, uma das maiores tendências é a decoração com plantas dentro de casa. Além de ter o poder de renovar totalmente qualquer ambiente, as plantas são capazes de transmitir toda a sensação de liberdade e calmaria da natureza. Mais do que isso, são decorações ativas: exigem cuidados e geram uma rotina, o que colabora para fugir do estresse. As flores também podem ajudar – principalmente as coloridas.

Mudar as cores predominantes nos ambientes possui um forte poder de aliviar o estresse. A designer de interiores Juliana Perin ressalta no site SweetestHome a importância das cores nos ambientes, partindo das técnicas de Feng Shui: “Essa antiga sabedoria chinesa ainda é muito importante na hora de renovar os ambientes. Cada cor tem um poder diferente e as escolhas dependem da personalidade de cada pessoa. Por exemplo: o azul claro representa novos começos, o violeta é a espiritualidade e o verde é o frescor”.

Mais do que trazer ensinamentos sobre decoração, o Feng Shui também possui outras lições importantes para melhorar a nossa relação com o próprio lar. Uma das dicas é transformar o quarto em um local totalmente confortável. Por isso, evite trabalhar ou estudar neste cômodo. Isso pode até melhorar a qualidade do sono, já que aquele ambiente será associado ao relaxamento.

Outro ponto fundamental a levar em consideração na hora de mudar os seus ambientes é a organização. Uma casa desorganizada pode atrapalhar o cérebro e provocar diretamente o estresse. Por isso, ao imaginar seus novos cômodos, leve em conta como os objetos irão se encaixar nos espaços, evitando que eles fiquem visualmente poluídos. A organização também colabora para a criatividade, pois o espaço físico é refletido na mente, que fica mais organizada e propícia para boas ideias.
 
 
 

Imprimir