Imprimir

Imprimir Artigo

1 Dez 2020 - 16:11 | Atualizado em 6 Fev 2021 - 08:40

5 Dicas de ceias

Todo ano é igual. Festa de fim de ano é sinônimo de carnes assadas, como pernil e peru, salpicão, batatas, farofa e rabanada. Ou era. 
 
Seja por conta da mudança nos hábitos alimentares, seja porque a ceia natalina ficou mais cara de uns anos para cá, algumas tradições estão abrindo espaço para o novo.  Tanto é que aumentou a procura por ceias diferentes e, é claro, mais baratas. 
 
Por exemplo, você já pensou em substituir o jantar natalino tradicional por pratos veganos, baseados em alimentos naturais e vegetais, ou até mesmo incrementar a ceia com pratos da culinária italiana? 
 
E substituir os pudins e tortas da sobremesa por um fondue de frutas e chocolate? Além de diferente, essa opção ainda pode ser mais prática. Essa é uma opção que, além de saborosa, facilita a vida do cozinheiro, já que uma das grandes vantagens das panelas de fondue é a facilidade de limpeza. 
 
Além dessas sugestões, separamos outras opções de ceia de Natal barata e diferente para você sair do comum esse ano. 
 
Vegetariana e vegana
 
Se você perguntar na sua família, certamente encontrará alguém que não consome mais alimentos de origem vegetal. Mas, por favor, não pense que os vegetarianos e veganos se satisfazem apenas com salada. 
 
Existem inúmeras receitas simples e fáceis de fazer, como o arroz com lentilha e bolinhos de feijão que agradam a todos. E, o melhor, com ingredientes acessíveis e baratos. 
 
Mas, se você estiver inseguro, vale encomendar alguns pratos em restaurantes especializado, como a carne vegetal Seitan, torta de tofu com grão de bico e doces veganos. 
 
Sem glúten
Seja para quem está de dieta, quem deseja uma alimentação mais saudável ou mesmo para quem tem intolerância alimentar, vale dar uma chance às receitas natalinas sem glúten. 
 
Bolos, tortas e empanados, por exemplo, podem ser feitos usando farinhas diversas, como a de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca e fécula de batata.
 
Sem açúcar
 
Sabe a ideia de substituir a tradicional sobremesa de Natal por um fondue de chocolate? Para tornar a ceia ainda mais saudável, experimente usar chocolate sem açúcar. Diabéticos e pessoas ligadas na saúde irão agradecer. 
 
Agora, se você não dispensa o uso de açúcar, dê preferência aos menos prejudiciais como o mascavo e o de coco. Em algumas receitas, vale adoçar também com frutas ou frutas secas, que são opções mais saudáveis. 
 
Italiana
 
Uma bela de uma macarronada não tem hora certa, não é mesmo? E porque não na noite de Natal? Na ceia, esse prato pode entrar como um ótimo complemento do jantar, além de ser mais econômico e render bastante. 
 
Invista na criatividade, com molhos menos óbvios, como o de pesto, por exemplo. Vai surpreender e agradar quem não dispensa uma boa receita italiana. 

Imprimir