Em um trecho de estrada de terra na BR-158, entre os municípios de Ribeirão Cascalheira e Canabrava do Norte, no interior de Mato Grosso, as pontes de madeira estão em condições precárias e com as tábuas soltas ou amarradas de forma improvisada.
A falta de estrutura das pontes deixa os caminhoneiros em risco. O tráfego de caminhões na região é intenso nesse período por causa do escoamento da soja.
No trecho de cerca de 180 km sem asfalto, as pontes são todas de madeira.
Uma das pontes, que fica próxima ao antigo povoado do Posto da Mata, está com as tábuas amarradas com uma cinta.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) alegou, em nota, que as equipes de manutenção do órgão estão trabalhando na recuperação da estrutura das pontes de madeira da BR-158. “Assim que tomaram conhecimento da situação da ponte mostrada no vídeo, as equipes do DNIT foram acionadas, tendo atuado inclusive à noite para solucionar o problema”, diz.
O caminhoneiro Rosival Júnior gravou vídeos que mostram a precariedade das pontes.
Além disso, os motoristas ainda enfrentam os atoleiros, que nessa época de chuva são frequentes, já que a estrada é de terra.