Mato Grosso

Quinta-feira, 18 de julho de 2024
informe o texto

Notícias Esporte

Santos quebra tabu de uma década em clássicos no Paulistão

Agência da Notícia com Assessoria

26/02/2024 - 11:14 | Atualizada em 29/02/2024 - 14:16

O Santos é talvez uma das maiores surpresas do Campeonato Paulista de 2024. Pouco mais de dois meses após viver o capítulo mais triste de sua história, com o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o Peixe vem aos poucos se reestruturando e mostrando um bom futebol que o coloca como um dos protagonistas da primeira fase do Estadual.
 
O momento é tão bom que até um tabu incômodo que durava exatos dez anos o time foi capaz de quebrar neste início de temporada. Desde 2014, o alvinegro da Vila Belmiro não vencia dois clássicos na fase de classificação do Paulista, mesmo nas edições em que foi campeão, em 2015 e 2016.
 
Na última vez em que fez isso, o Santos registrou dois triunfos e um empate diante de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, respectivamente. Já em 2024, foram duas vitórias e uma derrota: triunfos por 1 a 0 contra o Timão na Vila e diante do Tricolor na capital paulista, e revés por 2 a 1 para o Palmeiras no Allianz Parque.
 
Após anos sem bater de frente com seus principais rivais e vivendo um período de renascimento, o Peixe tem bons motivos para acreditar que pode voltar a brigar por taças. Para isso, a equipe comandada pelo técnico Fábio Carille terá de enfrentar o favoritismo que ainda pertence aos adversários, mais estruturados e à frente entre os grandes candidatos ao título paulista nas casas de apostas esportivas, como a Betano, deixando o Santos na terceira posição.
 
Lidera a lista o atual bicampeão Palmeiras, com odds a 2,35. Logo atrás vem o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil e da Supercopa, cotado a 4,50. Completam o pódio, empatados, o Red Bull Bragantino, impulsionado pelas boas campanhas no cenário nacional nos últimos anos, e o Peixe, ambos com 5,50. Já o Corinthians aparece somente em quinto, com valores de 7,00.
 
Enquanto o Paulistão ainda se desenrola, é hora de relembrar o retrospecto do Santos contra os seus três maiores rivais na fase classificatória do certame estadual na última década.

 
Corinthians
 
Dos três grandes da capital, o Timão foi o que mais pontos cedeu ao Santos desde 2014. Considerando apenas jogos da primeira fase do campeonato (sem contar partidas eliminatórias), foram 11 encontros nesse período, com quatro vitórias santistas, três corintianas e mais quatro empates. O maior triunfo praiano aconteceu justamente há dez anos, quando o Peixe goleou o rival por 5 a 1 na Vila Belmiro.
 
Sede da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América de 2019, a então Arena Corinthians (hoje Neo Química Arena) recebeu cinco clássicos alvinegros, com duas vitórias para cada e um empate. Na Vila, foram mais cinco encontros, com o Peixe levando a melhor três vezes, perdendo uma e empatando outra. O Pacaembu viu um empate por 1 a 1 em 2018.
 
Palmeiras
 
Por outro lado, o Verdão foi aquele que mais trouxe dores de cabeça ao torcedor santista. Nos mesmos 11 jogos realizados entre 2014 e 2024 pelo Campeonato Paulista, o time da Barra Funda levou a melhor em seis, perdeu duas e empatou outras três vezes diante do Peixe. Sempre com placares bem apertados no Clássico da Saudade, o jogo com maior diferença de gols aconteceu na vitória palmeirense por 3 a 1 no ano passado.
 
Muito forte dentro do Allianz Parque, o Palmeiras nunca perdeu para o Santos em casa pelo Paulistão desde que o novo estádio foi construído. Foram seis partidas por lá, com quatro triunfos alviverdes e duas igualdades. Já na Vila Belmiro, os anfitriões ganharam duas e perderam uma. Houve ainda um jogo no Morumbi, com vitória palmeirense, e outro no Pacaembu, com empate.
 
São Paulo
 
Por fim, o Tricolor Paulista foi mais um rival a ter retrospecto positivo diante do Santos nos últimos dez anos no certame estadual. Ao todo, a equipe do Morumbi bateu o Peixe em cinco oportunidades, foi superada em três e empatou mais três. Por duas vezes o São Paulo castigou o alvinegro da Baixada com placares elásticos, 4 a 0 dentro de casa em 2021 e 3 a 0 fora na temporada seguinte.
 
Curiosamente, o Santos marcou mais pontos jogando no Morumbi do que em casa. Foram duas vitórias, três derrotas e um empate no estádio do rival. Já na Vila Belmiro, dois reveses e duas igualdade. No Pacaembu houve um triunfo alvinegro por 2 a 0 em 2019.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp