Mato Grosso

Quarta-feira, 17 de junho de 2026
informe o texto

Notícias Economia

Inadimplência atinge novo recorde no país

Endividamento das famílias brasileiras chega ao maior nível desde 2010, aponta CNC

Agência Da Notícias com infomoney

09/10/2025 - 17:51

Endividamento das famílias brasileiras chega ao maior nível desde 2010, aponta CNC

Foto: Agência Da Notícias

Os brasileiros encerraram o mês de setembro mais endividados e inadimplentes, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com contas em atraso atingiu 30,5%, o maior índice desde o início da série histórica, em 2010, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
 

O levantamento também revela um dado preocupante: 13% das famílias afirmaram não ter condições de quitar as dívidas em atraso, o que indica que permanecerão inadimplentes nos próximos meses. Para a CNC, o cenário reflete um quadro de crescente fragilidade financeira das famílias brasileiras.
 

A alta dos juros e o custo de vida elevado têm pressionado o orçamento doméstico, especialmente das famílias de baixa renda, que foram as mais afetadas. Entre aquelas com renda de até três salários mínimos, o percentual de endividados subiu de 81,1% em agosto para 82% em setembro.
 

O endividamento, segundo especialistas, é resultado do aumento das despesas essenciais e da dificuldade de acesso a crédito mais barato. O desafio agora, apontam economistas, é reequilibrar as finanças familiares diante de um cenário de incertezas econômicas e baixo crescimento.

 

Receba Notícias no seu WhatsApp em tempo real
CLIQUE AQUI!


Inscreva-se no canal do Agência da Notícia  no Youtube
CLIQUE AQUI!

 

Enquete

NOVA ENQUETE: SE AS ELEÇÕES FOSSEM HOJE EM QUEM VOCÊ VOLTARIA PARA PRESIDENTE DO BRASIL ?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp