Mato Grosso

Sábado, 13 de junho de 2026
informe o texto

Notícias Política

Exoneração de Fávaro do Ministério da Agricultura altera composição do Senado e da CPMI do INSS

Retorno de Carlos Fávaro ao Senado provoca troca na vaga de Mato Grosso e ocorre em meio à disputa política sobre o relatório final da CPMI.

Portal Agência Da Notícia com VG Notícias

30/03/2026 - 14:21

Exoneração de Fávaro do Ministério da Agricultura altera composição do Senado e da CPMI do INSS

Foto: VG Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nessa sexta-feira (27), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem impacto direto na composição do Senado e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com a saída do ministério, Fávaro retorna ao Senado, o que resulta na perda do mandato de sua suplente, a senadora Margareth Buzetti (PP). Com isso, ela também deixa a CPMI do INSS, onde atuava em alinhamento com a oposição ao governo federal.

A mudança ocorre em meio à disputa política em torno do relatório final da comissão. A oposição defende o parecer elaborado pelo deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), que pede, entre outros pontos, o indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente.

Por outro lado, a base governista, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, apresentou um relatório alternativo com pedidos mais amplos de indiciamento. O documento inclui nomes de destaque no cenário político, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência.
Receba Notícias no seu WhatsApp em tempo real
CLIQUE AQUI!


Inscreva-se no canal do Agência da Notícia  no Youtube
CLIQUE AQUI!

 

Enquete

NOVA ENQUETE: SE AS ELEÇÕES FOSSEM HOJE EM QUEM VOCÊ VOLTARIA PARA PRESIDENTE DO BRASIL ?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp