Mato Grosso

Domingo, 7 de junho de 2026
informe o texto

Notícias Política

Fim do salário fixo de vereadores entra em pauta e divide opiniões no país

Portal Agência da Notícia

14/04/2026 - 14:45 | Atualizada em 14/04/2026 - 14:51

Fim do salário fixo de vereadores entra em pauta e divide opiniões no país

Foto: Jaconé

Uma proposta apresentada na Câmara dos Deputados pode provocar mudanças significativas no funcionamento das câmaras municipais em todo o país. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) anunciou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do salário fixo mensal para vereadores em municípios com até 30 mil habitantes.

A medida tem potencial de amplo impacto. Estimativas indicam que cerca de 70% dos municípios brasileiros possuem até 30 mil habitantes, o que colocaria a proposta no centro de uma reestruturação significativa do modelo legislativo local. Segundo o autor, a iniciativa busca alinhar gasto público com produtividade e reforçar o papel fiscalizador dos vereadores.

A justificativa apresentada destaca a necessidade de fortalecer a transparência e garantir que os recursos públicos estejam atrelados à atuação efetiva dos agentes políticos. A proposta também pretende estimular uma atuação mais ativa na fiscalização das contas e ações das prefeituras.
 
Receba Notícias no seu WhatsApp em tempo real
CLIQUE AQUI!


Inscreva-se no canal do Agência da Notícia  no Youtube
CLIQUE AQUI!

 

Enquete

NOVA ENQUETE: SE AS ELEÇÕES FOSSEM HOJE EM QUEM VOCÊ VOLTARIA PARA PRESIDENTE DO BRASIL ?

Você deve selecionar uma opção
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp