Mato Grosso

Sábado, 18 de julho de 2026
informe o texto

Notícias Polícia

Cattani defende Lei da Moratória da Soja e diz que proposta fortalece a legislação ambiental brasileira

Deputado afirma que norma protege a soberania nacional ao impedir que acordos privados se sobreponham às leis brasileiras

Cattani defende Lei da Moratória da Soja e diz que proposta fortalece a legislação ambiental brasileira

Foto: Assessoria

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) saiu em defesa da Lei Estadual nº 12.709/2024, de sua autoria, que proíbe a concessão de incentivos fiscais e de terrenos públicos a empresas signatárias da Moratória da Soja em Mato Grosso. A manifestação ocorreu após a legislação ser citada em documentos relacionados às discussões comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil.

A legislação estabelece que empresas beneficiadas por incentivos públicos estaduais devem observar a legislação ambiental brasileira, impedindo que acordos privados imponham restrições mais rígidas do que aquelas previstas no ordenamento jurídico nacional para os produtores rurais.

Segundo Cattani, a proposta não flexibiliza as regras ambientais, mas reforça o cumprimento da legislação brasileira.

“Os Estados Unidos se referiram à nossa lei como um afrouxamento para os crimes ambientais ou para a questão ambiental, o que não é verdade. Essa lei não afrouxa em nada as nossas leis ambientais. Pelo contrário, ela faz valer o nosso Código Ambiental, que é um direito dos cidadãos brasileiros, em detrimento de ações estrangeiras impostas aqui no nosso país, principalmente no Estado de Mato Grosso”, afirmou.

O parlamentar também criticou a condução do Governo Federal nas negociações com os Estados Unidos e defendeu que o Brasil mantenha canais de diálogo para esclarecer o conteúdo da proposta mato-grossense.

“O grande fato é que nós não temos um governo que possa nem ao menos dialogar com eles e explicar o que é, por exemplo, a Lei da Moratória da Soja. Nós estamos mancos de governo no nosso país para debater com eles e mostrar que estão equivocados”, declarou.

Cattani destacou ainda a atuação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, nas tratativas relacionadas ao tema.

“Quem está nos Estados Unidos explicando essas questões a eles é Flávio Bolsonaro. O homem que está dando a sua vida, como toda a sua família, em prol da nossa nação. Esse tem capacidade, tem chance e tem a honradez de ir aos Estados Unidos defender a nossa nação, inclusive o Estado de Mato Grosso, com as leis que nós criamos aqui para defender os nossos produtores rurais”, disse.

Para o deputado, a legislação mato-grossense reafirma a soberania das leis brasileiras e garante maior segurança jurídica aos produtores rurais diante de acordos privados que impõem restrições além das previstas na legislação nacional.
Receba Notícias no seu WhatsApp em tempo real
CLIQUE AQUI!


Inscreva-se no canal do Agência da Notícia  no Youtube
CLIQUE AQUI!

 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp