Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 19 de Janeiro de 2021

1 5
:
3 7
:
0 4

Últimas Noticias

Notícias / Política

12 Jan 2021 - 12:40

Veja vídeo - Medeiros afirma que Mendes 'mama em onça' por trocar VLT pelo BRT

gazeta digital

“Ou esse governador está doido ou ele mama em onça”, afirmou o deputado Federal, José Medeiros (Podemos) em um vídeo divulgado nas redes sociais na segunda-feira (11). O parlamentar é contra a troca do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pelo Bus Rapid Transit (BRT) anunciada por Mauro Mendes (DEM), medida que já aprovada na Assembleia Legislativa.O comunicado da mudança foi feito pelo governador em dezembro e, desde então, o assunto tem gerado grande polêmico entre políticos e autoridades locais. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), já acionou a Justiça contra o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a fim de travar o procedimento de mudança, mas teve as ações e recursos negados.Na semana passada, Medeiros anunciou que vai propor na Câmara dos Deputados a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a alteração do transporte. Na segunda-feira, ele visitou o pátio onde os vagões destinados ao VLT estão armazenados e publicou vídeo em sua rede social.


Na filmagem ele afirma que mais da metade da obra está pronta e que somente com os vagões foram investidos mais de R$ 200 milhões. O governo do Estado processou o Consórcio VLT e obteve decisão favorável para que a empresa venda os compartimentos de transporte. Ela tem 6 meses para comercializá-los e devolver o dinheiro ao Estado.


“Não dá para acreditar. É surrealista. Surrealismo puro. Estou aqui como parlamentar, para fiscalizar o uso do dinheiro de cada município de Mato Grosso. Só aqui nesses vagões tem em torno de R$ 200 milhões”, narra o deputado.


O político fica do lado de fora da grade que limita o estacionamento e exibe as partes do que seria o VLT e que estão abandonadas, se deteriorando há 6 anos. Idealizado como melhoria na mobilidade na região metropolitana, o modal nunca saiu do lugar. As ruas passaram por desvios e obras para a implementação dos trilhos, mas o VLT não andou sequer um metro e muitos mato-grossenses sequer viram tal transporte.


“Vagões comprados. Trilhos feitos. Mais da metade da obra pronta e o governador do Estado diz que vai desmanchar a obra. Isso é um absurdo sem tamanho. O Ministério Público, os órgãos de controle não podem deixar isso acontecer. Ou esse governador está doido, ou ele mama em onça”, argumenta o deputado.


Mauro Mendes alega que o BRT é mais barato para sua implantação e manutenção, além de oferecer tarifas menores que as do VLT. Também pontua que os ônibus serão elétricos, não poluindo o meio ambiente e também as rotas podem ser expandidas, diferente do VLT que terá trilhos fixos nas linhas determinadas.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet