Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 23 de Janeiro de 2022

1 2
:
5 6
:
4 6

Últimas Noticias

Notícias / Política

9 Out 2014 - 15:25

Mesa Diretora da Assembleia Legislativa terá disputa em 2015

Deve ocorrer polarização entre grupos de apoio a Taques e contra governador eleito

Agência da Notícia com Mídia News

 Após o fim da era de José Riva (PSD) na Assembleia Legislativa, a expectativa é de que haja disputa para mesa diretora, fato que não ocorre há cerca de 20 anos, e a briga deverá ser polarizada entre os grupos políticos ligados ao senador Pedro Taques (PDT), eleito governador, e os que estão ligados ao atual governo.

Um dos nomes que vêm sendo cotado é do deputado Mauro Savi (PR), primeiro-secretário e que foi o mais votado nesta eleição.

No entanto, existe certa insatisfação dos demais parlamentares com o republicano. Dentre os motivos, um deles é o fato de Savi ter priorizado sua reeleição e “abandonado” os colegas parlamentares.

O PR terá a maior bancada com cinco deputados e deverá brigar para continuar a ocupar espaço pela mesa diretora ao lado do PMDB, que elegeu três deputados e tem Romoaldo Junior como primeiro vice-presidente, mas que ocupou a presidência a maior parte do tempo devido ao afastamento de José Riva, determinado pela Justiça.

O fato é que o deputado Zeca Viana (PDT), aliado do PSDB, liderado por Guilherme Maluf (PSDB) já articula a formação de uma chapa para concorrer ao comando da Assembleia Legislativa, que possui um orçamento previsto para aproximadamente R$ 300 milhões.

Esta aliança ainda inclui o DEM, que tem Dilmar Dal Bosco, que já ocupa cargo na Mesa.

O grupo deverá ter respaldo do PSB, que conseguiu eleger três parlamentares: Oscar Bezerra, Max Russi e Eduardo Botelho.

Vale lembrar que nas últimas duas eleições, apesar de chapa única encabeçada por José Riva, que alterou o regimento interno para disputar a reeleição no cargo de presidente, a deputada Luciana Bezerra (PSB), esposa de Oscar, votou contra, sendo voz isolada.

Até então, Riva se revezava entre os cargos de presidente e primeiro-secretário.

Desde quando foi eleito, em 1994, Riva faz parte da mesa diretora. No primeiro ano, em 1995 ocupou a 1ª Secretaria ao lado Gilmar Fabris, eleito presidente da Casa.

Esta foi a última vez em que houve disputa para o comando da Assembleia Legislativa.

Com grande capacidade de articulação política, Riva manteve quase que unânime na AL e fez dobradinhas também com Humberto Bosaipo, que também é réu nos processos que ele responde na Justiça, Sérgio Ricardo, Silval Barbosa e por último com Mauro Savi.

A mesa diretora é composta de sete cargos, a presidência e duas vice-presidências e a 1ª Secretaria e outros três sucessores diretos. De acordo com regimento interno, é de competência da presidência representar o Poder Legislativa, além de comandar as sessões e acompanhar os trabalhos legislativos.

Já a 1ª Secretaria cuida da parte administrativa e é o ordenador de despesas, função que na realidade é conduzida pelo titular do cargo, mas é subdividida em competência também pelo presidente e o diretor financeiro do Poder Legislativo.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet