Na próxima segunda (18), a partir das 9 horas, um grupo formado por mulheres das mais diversas correntes políticas e ideológicas, realiza manifestação no Palácio Paiaguás para cobrar o afastamento do presidente do Indea-MT, Marcos Catão Dornellas Vilaça, denunciado por assédio sexual por uma comissionada 19 anos que pediu exoneração ainda em novembro do ano passado. O caso, que resultou em boletim de ocorrência, veio à tona na última segunda (11).
Já confirmaram presença na manifestação a deputada estadual Janaina Riva (MDB), a deputada federal Rosa Neide (PT), a suplente de senadora Margareth Buzetti (PP), as vereadoras por Cuiabá Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM) e a secretária da Mulher de Cuiabá Luciana Zamproni.Também estão confirmadas no protesto contra o assédio sexual personalidades da luta feminista como a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá, Rosana Leite, a procuradora e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Gláucia Amaral, a presidente da Comissão em Defesa da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes Dias Maluf Pereira e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente coronel Emirella Martins, além de advogadas, jornalistas e outras profissionais liberais.
Ao , a vereadora Edna Sampaio explicou que o movimento surgiu após autoridades do Estado, entre elas o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido), defender publicamente que o presidente do Indea deve permanecer no cargo durante a apuração dos fatos. Segundo ela, essa postura estimulou as mulheres a reagir.
“É um movimento contra o caso especifico do Indea, mas contra todo o assédio e violência de gênero no espaço público. Isso uniu as mulheres de Mato Grosso, independente de corrente política ou ideológica”, pontuou Edna, lembrando que a manifestação respeitará as normas de biossegurança.
Nesta semana, a primeira-dama Virginia Mendes fez uma post nas redes sociais cobrando providências sobre a denúncia de assédio sexual no Indea. Já o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que aguarda Catão retornar das férias para ouvir sua versão e decidir quais medidas serão tomadas.