Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 27 de Fevereiro de 2021

0 1
:
2 1
:
2 3

Últimas Noticias

Notícias / Política

16 Jan 2021 - 11:00

Comissão de deputados da AL quer saber se seca no Pantanal é causada por erros da Usina de Manso

Max Aguiar

Rogério Florentino / Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Florentino / Olhar Direto)
Os deputados estaduais que foram até a Baía de Chacororé, em Barão de Melgaço (distante 114km de Cuiabá), e viram de perto a situação da seca que atinge o Pantanal, irão na próxima semana até a Usina de Manso, em Chapada dos Guimarães, para saber se existe freio nas comportas ou se o problema da seca nos rios que abastecem o Pantanal é a estiagem. Conforme o deputado Allan Kardec (PDT), a comitiva está pronta para cobrar a empresa Furnas Centrais Elétricas, que é a responsável pela barragem de Manso, pois indicativos dão conta que o manuseio das comportas causa o desabastecimento da região pantaneira. 

"Nós temos gravações da Baía completamente seca e vimos que tem barragens feitas, mas isso não é o único problema. A limpeza dos corixos é outro motivo, mas a principal pode ser na Usina de Manso. O Rio Cuiabá está muito abaixo do que é esperado no período. Nós temos a impressão de que o Manso esteja segurando o volume d'água", comentou o deputado Allan Kardec.

Segundo ele, na próxima semana o grupo de políticos e técnicos do Meio Ambiente vai investigar se as comportas estão segurando água. "A usina deve soltar água. Deve fazer isso sim. Qual é o retorno sócio ambiental que a Furnas fez em prol de Mato Grosso? Precisamos ir com essa comissão em Manso e saber se eles têm segurado o líquido para ajudar o Pantanal. Vamos lá na próxima semana, já", explicou o deputado. 

Sobre o impacto ambiental causado pela seca no Pantanal, e se for comprovado que a causadora disso é a falta de abertura das comportas Manso, a empresa  será acionada, conforme avisou o deputado. 

"Quem vai bancar os custos disso? Isso precisa ser um TAC, pois qual é o retorno socioambiental de todo ganho tido pela Furnas. Vamos convocar o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, pois o presidente Carlos Avalone é um especialista em PCH's", concluiu o deputado.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet