Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 2 de Março de 2021

1 1
:
3 4
:
2 3

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Covid- 19

21 Jan 2021 - 17:20

30 mil indígenas devem ser vacinados em MT

Folha Max

Reprodução:

 (Crédito: Reprodução:)
Cerca de 30 mil indígenas acima de 18 anos receberão as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso. O estado recebeu 126 mil doses do imunizante, sendo 60 mil especificamente destinadas à vacinação dos índios que vivem em aldeias do território mato-grossense.

Dados do último Censo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontam que mais de 42 mil índios vivem em terras indígenas de Mato Grosso. Isso significa que 71,4% dessa população serão vacinados.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que já foram enviadas as doses destinadas à saúde indígena, sendo que, conforme definição de público-alvo do Ministério da Saúde, somente a população indígena acima dos 18 anos será vacinada.

Todo o processo de vacinação será definido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).


Antes, a vacina aos indígenas seria enviada via Distrito Sanitário Especial Indígena, mas o Ministério da Saúde optou por fazer a distribuição por meio das secretarias estaduais de Saúde.

Conforme dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), até essa quarta-feira (20), Mato Grosso contabilizava 4.320 casos confirmados de Covid-19 e 94 mortes entre indígenas.

Os números foram contabilizados pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Araguaia, Cuiabá, Xavante e Xingu.

Além disso, o Dsei Vilhena (RO), que faz divisa com Mato Grosso, contabilizou 745 casos e 15 mortes em decorrência da doença.

Primeira indígena vacinada em MT

A mato-grossense Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso. A vacinação aconteceu na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá nessa terça-feira (19).

Durante o ato simbólico, Cecilio Porireu Aijako, de 63 ano, da etnia Bororó, Valdomiro Rodrigues Soares, de 54 anos, da etnia Bakairi, e Alikose Enawene, de 20 anos, da etnia Enawene Nawe, receberão a primeira dose do imunizante.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet