Cerca de 30 mil indígenas acima de 18 anos receberão as duas doses da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso. O estado recebeu 126 mil doses do imunizante, sendo 60 mil especificamente destinadas à vacinação dos índios que vivem em aldeias do território mato-grossense.
Dados do último Censo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, apontam que mais de 42 mil índios vivem em terras indígenas de Mato Grosso. Isso significa que 71,4% dessa população serão vacinados.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que já foram enviadas as doses destinadas à saúde indígena, sendo que, conforme definição de público-alvo do Ministério da Saúde, somente a população indígena acima dos 18 anos será vacinada.
Todo o processo de vacinação será definido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).
Antes, a vacina aos indígenas seria enviada via Distrito Sanitário Especial Indígena, mas o Ministério da Saúde optou por fazer a distribuição por meio das secretarias estaduais de Saúde.
Conforme dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), até essa quarta-feira (20), Mato Grosso contabilizava 4.320 casos confirmados de Covid-19 e 94 mortes entre indígenas.
Os números foram contabilizados pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Araguaia, Cuiabá, Xavante e Xingu.
Além disso, o Dsei Vilhena (RO), que faz divisa com Mato Grosso, contabilizou 745 casos e 15 mortes em decorrência da doença.
Primeira indígena vacinada em MT
A mato-grossense Elidia Takiro Peruare, de 64 anos, foi a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 em Mato Grosso. A vacinação aconteceu na Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá nessa terça-feira (19).
Durante o ato simbólico, Cecilio Porireu Aijako, de 63 ano, da etnia Bororó, Valdomiro Rodrigues Soares, de 54 anos, da etnia Bakairi, e Alikose Enawene, de 20 anos, da etnia Enawene Nawe, receberão a primeira dose do imunizante.