Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Deputado decide nesta sexta se vira secretário de MT

Thiago Silva é cotado para assumir Ciência e Tecnologia

Deputado decide nesta sexta se vira secretário de MT

Foto: Reprodução:

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) confirmou a possibilidade de deixar a Assembleia Legislativa para assumir o comando da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). Durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira (21), o parlamentar explicou que deve se reunir com o governador Mauro Mendes (DEM) nesta sexta-feira (22) para “bater o martelo” sobre o assunto.  

“Ficou de amanhã [sexta-feira] a gente se reunir com o governador para que ele possa tomar uma decisão”, confirmou ao chegar na cerimônia de entrega de equipamentos e maquinários para agricultura familiar, no Ginásio Aecim Tocatins. As articulações para Thiago Silva assumir a Secitec começaram no fim do ano passado, no entanto, a as tratativas só devem ser finalizadas agora.

Caso assuma a pasta, o parlamentar pretende sugerir a criação de um parque tecnológico. “Houve uma pré-conversa para que a gente pudesse fazer um trabalho na Secretaria de Ciência e Tecnologia, uma área que a gente tem defendido e acredita que há muito a se fazer principalmente porque nosso Estado tem sido muito dependente da monocultura. Temos que fortalecer essa área e trabalhar na criação de um parque tecnológico”, complementou. 

Vale ressaltar que, em dois anos de governo, apenas duas secretarias sofreram mudanças. Na de Cultura, Esporte e Lazer saiu o deputado estadual Allan Kardec (PDT), sendo substituído por Alberto Machado (DEM).

Em outubro do ano passado, a ex-secretária Marioneide Angélica Kliemaschewsk pediu exoneração. No lugar dela, foi nomeado o ex-adjunto Alan Porto. 

Se confirmado o nome do parlamentar na Secitec, essa será a primeira mudança no staff do governado, em 2021. A medida faz parte de uma estratégia para fortalecer a base governista na Assembleia Legislativa e manter o MDB próximo do governo. Embora o partido seja aliado de Mauro Mendes, o deputado Thiago Silva diverge de algumas pautas e, não raramente, vota contra o governo, principalmente em projetos ligados à educação. Com sua saída do parlamento, o suplente Romoaldo Júnior (MDB) assume a cadeira no parlamento que deve fortalecer a base do Governo, assim como ocorreu em ocasiões anteriores.  
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp