A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que estabelece o planejamento de distribuição, armazenamento, operacionalização e aplicação das vacinas CoronaVac (Sinovac/Butantan) e Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) conforme os Planos Nacional e Estadual de Operacionalização de vacinação contra a Covid-19.
A íntegra da resolução, que trata especificamente sobre os dois últimos lotes de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Conforme orientação do Governo Federal, o quantitativo de 24 mil doses da vacina Covishield e de 11 mil doses da CoronaVac segue a prioridade de imunização complementar aos trabalhadores da saúde que atuam na Atenção Básica, ambulatórios, unidades hospitalares e Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
A resolução mostra ainda a distribuição das vacinas de Oxford/AstraZeneca por município. Cuiabá, capital e cidade mais populosa do Estado, vai receber 6.630 doses. Várzea Grande receberá 1.780 doses. Já no interior, Rondonópolis (212 km) terá 2.050 doses, Sinop (500 km de Cuiabá), 1.450 imunizantes e Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) terá direito a 650 doses.
Em janeiro, também foi divulgada a resolução que estabelece o planejamento de distribuição, armazenamento, operacionalização e aplicação de 126 mil doses da Vacina CoronaVac, na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.