Mato Grosso

Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política

MT implanta meritocracia e premiará melhores escolas e professores

Mauro Mendes explicou fechamento de mais de 1 mil turmas na rede estadual de ensino

DIEGO FREDERICI E ALLAN MESQUITA

02/02/2021 - 14:40

MT implanta meritocracia e premiará melhores escolas e professores

Foto: Reprodução:

O governador Mauro Mendes (DEM) informou que pretende implantar um sistema de “Meritocracia” na educação pública de Mato Grosso. O chefe do Poder Executivo Estadual, no entanto, não deu detalhes sobre a nova política que segundo ele deve atingir também todo o funcionalismo.

“Nós precisamos de resultados. Em breve nós estaremos encaminhando a essa Casa de Leis, que é a Meritocracia. Nós precisamos no serviço público, não só na educação, estabelecermos métodos de avaliação mais objetivos e consistentes, e premiar as pessoas com resultado”, disse o governador, em fala na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Na sequência, Mendes também revelou que irá enviar projetos de Lei, para debate na ALMT, que irão “mudar esse conceito da administração pública”. O governador esteve na manhã desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e discursou na abertura dos trabalhos da legislatura 2021-2023 do órgão.

“Em breve nós estaremos encaminhando a essa Casa de Leis algumas leis que poderão mudar esse rumo do conceito da administração pública”, avisou o Chefe do Poder Executivo Estadual.

O governador também fez críticas à forma como encontrou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) no início de seu mandato em 2019. Em sua avaliação, a pasta estava “bagunçada”.  

“Eu quando entrei, depois de governador, na Secretaria de Educação, confesso aos senhores que fiquei envergonhado. Saber que dali, daquele local, tão bagunçado, com poucas condições de trabalho, com tanta desorganização física e estrutural, pudesse emanar todas as políticas organizacionais”, recordou.

Mauro Mendes opinou ainda que Mato Grosso possui um dos “maiores salários” pagos aos professores das redes estaduais brasileiras. No Estado, o piso salarial para uma jornada de 30h é de R$ 4.349,55. Ele também criticou os profissionais, lembrando que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ensino médio em Mato Grosso, é apenas o 22º entre os Estados Brasileiros, que foi de 3,4 pontos.

O governador, por fim, justificou a necessidade de “reorganização” do sistema de ensino no Estado, argumentando a existência de poucos alunos em determinadas escolas, para justificar o fechamento de mil turmas escolares da rede pública estadual. “Tínhamos turmas que foram criadas em escolas, com 3, 5 alunos. Tínhamos várias turmas criadas, parece-me com único objetivo de agregar mais profissionais, mais professores e aumentar custo para o poder público”, colocou.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp