A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Alegre do Norte tem buscado meios de atender as demandas que surgem com a situação em que estamos vivendo e além de confeccionar máscaras para doação gratuita á população vulneral do Município, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos não param em tempos de pandemia.
Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encontrou uma nova forma de diminuir o distanciamento, por meio remoto a equipe envia atividades lúdicas a serem executadas com os grupos que participam do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são: Grupo da Alegria (Idoso), Grupo nova Geração (adolescente) e Grupo força jovem (crianças).
Essas atividades buscam proporcionar uma interação virtual e o aprendizado contínuo à distância.
Os profissionais da secretaria municipal de assistência social se preparam para esta demanda através de oficinas, cursos e tutoriais on line.
Todos estão empenhados em desenvolver atividades que resgatem a auto estima, o aprendizado e a saúde mental do público alvo, minimizando os agravos causados pelo isolamento.
Os resultados tem sido positivos e esse êxito está sendo comemorado por toda a equipe. Os resultados das atividades desenvolvidas são avaliados semanalmente pela equipe gestora da Assistência Social.
A Secretária Municipal de Assistência Social Valdirene Nascimento ressalta que os desafios das conseqüências do isolamento social é um problema que deve ser enfrentado pela gestão municipal e podem estar relacionado a problemas psicológicos e sociais e ela e sua equipe ainda afirmam que não mediram esforços para manter os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo sempre bem assistidos, assim como toda a população vulnerável de nosso município.