Mato Grosso

Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

Pesquisa da Unemat mostra risco elevadíssimo de transmissão da Covid-19 em escolas

Pesquisa da Unemat mostra risco elevadíssimo de transmissão da Covid-19 em escolas

Foto: Reprodução

O retorno das aulas presenciais preocupa os pais dos alunos, principalmente daqueles que possuem alguma comorbidade. Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Escritório Regional de Saúde de Cáceres apontam para o risco elevadíssimo de transmissão da Covid-19 nas escolas dos 12 municípios que integram a região Oeste. A análise considera o número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com a data de notificação. No que se refere ao indicador que avalia porcentagem de testes positivos, a região Oeste está classificada como elevadíssimo risco de transmissão nas unidades escolares.  

A proporção de 34% de número de exames positivos se enquadra na categoria vermelho da classificação proposta pela Fiocruz. Se esse valor estiver maior que 10% deve ser enquadrado como “elevadíssimo risco de transmissão nas escolas”.

O documento apresenta um conjunto de indicadores, que vão desde a capacidade de atendimento do sistema de saúde e o perfil epidemiológico (como transmissão comunitária, taxa de contágio, disponibilidade de leitos, redução de óbitos, taxa de positividade).

TAXA DE CONTÁGIO

A taxa de contágio é a capacidade de um caso positivo contaminar outras pessoas. Ela é expressa pelo valor de R0 e deve ser inferior a 1, chegando a um ideal de 0,5 (quer dizer, cada pessoa contaminada transmitiria a menos de um), por um período de pelo menos 7 dias.
 
Na pesquisa observou-se uma tendência de queda nas últimas semanas e o valor taxa de contágio encontra-se abaixo de 1, na região. Entretanto, os números podem estar subestimados. “Atualmente, seja por sobrecarga dos serviços ou questões organizacionais, muitos casos ainda não foram registrados, mascarando as análises”, avaliou a enfermeira Antonia Maria Rosa, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, com doutorado em Ciências da Saúde.
 
CAPACIDADE DE INTERNAÇÃO

Os leitos pediátricos para Covid-19 estão concentrados em Cuiabá, sendo necessária transferência dos casos que demandam internação. Nesta semana (15/02), dentre os 15 leitos disponíveis de UTI pediátrica no estado de Mato Grosso, 3 estavam bloqueados e 6 estavam ocupados (50% de taxa de ocupação).
 
No interior, 100% dos leitos de UTI adulto e 100% dos leitos clínicos estavam ocupados nesta mesma data, no único hospital da região Oeste que atende Covid-19, localizado em Cáceres.
 
“Diante da lotação de leitos, os pacientes que necessitarem de internação, deverão ser encaminhados para referências em outras regiões como o Hospital Vale do Guaporé localizado em Pontes e Lacerda ou para Cuiabá”, disse Antonia Maria Rosa. Ou seja, a região não atende ao critério para liberação das escolas quanto à disponibilidade de ao menos 25% dos leitos.
 
NÚMERO DE ÓBITOS

Para ser incluído na faixa verde, considerada como de risco muito baixo, deve haver uma redução de 20% ou mais dos casos de óbitos comparando a semana finalizada com duas semanas anteriores, segundo Instrumento de Avaliação de Risco para a Covid-19 (Conass/Conasems). Até o fechamento da semana 6 (que vai de 7 a 13 de fevereiro), a proporção de óbitos apresentou um acréscimo de 9% na região Oeste.
 
TESTES POSITIVOS

Além dos indicadores primários relacionados à taxa de contágio do vírus e capacidade de testagem pelo sistema de saúde, os pesquisadores dizem que é importante analisar também a capacidade da escola para implementar 5 estratégias principais de mitigação.

São elas: 1.Uso correto e constante de máscara; 2.Distanciamento social o máximo possível; 3.Higiene Respiratória e das mãos; 4.Limpeza e desinfecção do ambiente e 5. Rastreamento de contatos em colaboração com os departamentos de saúde locais. 
 
“Basear-se na premissa de que esse retorno não vai gerar aumento do número de casos de Covid-19, sem a devida contextualização do panorama epidemiológico local, constitui-se um risco”, avaliam os pesquisadores.

A ANÁLISE 

A análise foi realizada para Cáceres e os 12 municípios que integram a região Oeste de Mato Grosso. Entretanto, o material pode nortear estudos semelhantes para diferentes locais. A nota técnica foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, que inclui 12 pesquisadores das áreas de Enfermagem, Biologia e Farmácia, e integram o projeto de pesquisa intitulado “Covid-19: cenário na região Oeste de Mato Grosso”, institucionalizado pela Unemat.

Unemat:

Antonia Maria Rosa (Enfermeira), Bianca Teshima de Alencar (Enfermeira), Ernandes Sobreira Oliveira Junior (Biólogo), Larissa Maria Scalon Lemos (Farmacêutica), Leandro Nogueira Pressinotti (Biólogo), Natasha Rayane de Oliveira Lima (Enfermeira), Shaiana Vilella Hartwig (Enfermeira) e Wilkinson Lopes Lázaro (Biólogo).

Escritório Regional de Saúde de Cáceres:

Bárbara Ferraz Bühler (Bióloga), Sandra Mara Fernandes Bonilha (Enfermeira), Sandra Torres Domingos (Enfermeira) e Sandro Luiz Neto (Biólogo).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp