Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 18 de Abril de 2021

2 0
:
5 5
:
0 5

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

26 Fev 2021 - 08:19

Sindicato Rural de São Félix do Araguaia defende a produção agropecuária e consolidação de atividades

Redação

Garantir a produção agropecuária e a consolidação das atividades existentes é a principal reivindicação do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia já que a proposta do texto do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE/MT), apresentada pelo governo do estado para consulta pública, restringe a produção de grãos e pecuária tecnificada.

O ofício nº 32/2021 com a reivindicação foi protocolado na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e entregue em mãos ao secretário de planejamento e gestão Basílio Bezerra, quarta-feira (24/02), pela presidente do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Daniela Caetano de Brito.

Considerando que a consulta pública do zoneamento é complexa, o sindicato rural apresentou um laudo técnico das atividades desenvolvidas no Araguaia e os impactos sociais, ambientais e econômicos se o texto for aprovado da forma que está.

“Não somos contra o zoneamento, entretanto divergimos da proposta que tenta estabelecer, impor ou limitar atividades produtivas, ao modo dos superados modelos de planejamento socialistas. Por exemplo, aceita-se a pecuária extensiva, mas não aceita pecuária tecnológica, contrariando o que dispõe o Código Florestal”, manifestou Daniela.

O documento ainda traz apontamentos relevantes que tratam das áreas úmidas baixas, áreas úmidas altas, áreas de Reserva Legal, manejo, Plantio Direto, entre outros.

Consta ainda no documento protocolado a indicação de estudos técnicos-científicos, coordenados pela Embrapa de São Carlos – São Paulo, e pela Unemat realizados em campo com auxílio de monitoramento sensorial por satélites, que podem determinar quais são efetivamente áreas baixas (úmidas alagáveis) e altas (úmida cerrado) dentro de cada propriedade rural, criando um sistema de declaração, a exemplo do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Daniela entende que o zoneamento deve consolidar as atividades produtivas, garantir os investimentos feitos pelo setor produtivo rural, dar segurança para o produtor rural continuar produzindo, evitando assim o retrocesso produtivo e o empobrecimento da região.

Participaram da reunião na Seplag o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas – responsável pelo ZSEE/MT, Sandro Brandão, membros da equipe técnica do ZSEE/MT, o produtor rural Fausto Aquino de Azambuja, e representantes da deputada estadual Janaina Riva.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet