Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 14 de Abril de 2021

0 0
:
5 0
:
2 3

Últimas Noticias

Notícias / Economia

11 Mar 2021 - 16:20

Deputado denuncia Energisa por fraudar balanço para aumentar tarifa em MT

Representação de Faissal Calil foi feita junto à Agência Nacional de Energia Elétrica

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
Fazendo uma analogia com o crime tão combatido pela Energisa, o de fraude relativo ao consumo de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, o deputado estadual Faissal Calil (PV) usou suas redes sociais para denunciar irregularidades cometidas nos próprios balanços financeiros pela concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, a empresa usa esta prática para poder justificar, junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um reajuste cada vez maior nas contas de energia elétrica. Segundo estudos feitos por especialistas, o aumento previsto para 2021 será na faixa de 14%, índice que preocupa o parlamentar, que justifica a não necessidade de mudança na tarifa neste momento. “Descobrimos que a Energisa, empresa que vive fazendo campanha contra fraudes no consumo de energia elétrica, está fazendo o seu próprio “gato”. Ela está fraudando os próprios balanços financeiros para justificar o aumento nas contas para o consumidor. A Aneel está prestes a aprovar um novo reajuste neste serviço para os mato-grossenses, que já tem uma das tarifas mais altas do país”, afirmou Faissal.

Mato Grosso tem uma das tarifas de energia mais caras de todo o país e a empresa solicitou reajuste junto à Aneel, com base em seus balanços financeiros. No entanto, a Energisa possui um histórico de falhas em seus registros e até mesmo dívidas tributárias com o Estado. Recentemente o Governo do Estado conseguiu reaver, através de um acordo por meio do Refis (programa de refinanciamento de dívidas), cerca de R$ 120 milhões em débitos de ICMS contestados.

Thank you for watching

Faissal apontou ainda que a Energisa, concessionária que opera a distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, teve um lucro de R$409 mi acumulado nos 9 meses de 2020. O deputado lembrou ainda que o Estado é um dos que mais produz energia no país e tem apenas 1,4 milhão de unidades consumidoras. O deputado, inclusive, esteve recentemente em Brasília, na sede da Aneel, para tentar sensibilizar a diretoria colegiada da entidade a não conceder o reajuste previsto para abril.

Questionado, o deputado relembra que usa a analogia apenas no sentido figurado e com o sentido de chamar a atenção da população, não aprovando e muito menos incentivando o cometimento destas ações por parte do consumidor.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet