Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Calor extremo promete não dar trégua em Cuiabá

Até o domingo os termômetros oficiais prometem bater recorde de temperatura

Agência da Notícia com Mídia News

16/10/2014 - 15:45

 O calor extremo dos últimos dias em Cuiabá promete não dar trégua aos cuiabanos ao menos até o fim de semana. Até o domingo, os termômetros oficiais prometem bater recorde de temperatura com a máxima ultrapassando 40ºC. E, como a área urbana da capital, especialmente a região central, é formada por muito concreto e pouco verde a sensação térmica também só tende a aumentar.

Ontem às 11 horas, o termômetro localizado na Praça da República, no Centro, marcava 39ºC. De acordo com a Somar Meteorologia, o calorão vai continuar nas próximas duas semanas sobre todo o Centro-Oeste do país. Nesse período, a alta temperatura continua na cidade, como possibilidade de recordes serem batidos entre os dias 19 e 21 deste mês.

Depois disso, conforme a Somar, o calor continua, mas perde força pelo retorno de chuva mais generalizada ao Centro-Oeste. A previsão é de que as chuvas, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, retornem a partir do próximo fim de semana.

Até lá, o jeito é buscar meios ou alternativas que amenizem o intenso calor e ajudam a evitar doenças, como as gastrointestinais, comuns nesta época. Ingerir bastante líquido é uma das formas de se evitar as complicações. “A gente tem que se virar. Beber muita água e suco”, comentou o motorista Reinaldo Silva Damasceno, de 44 anos, enquanto tomava um suco de laranja, no centro da cidade.

À noite, conforme ele, saída tem sido ligar o ar condicionado e o umidificador. “No fim de semana, a gente vai para o sítio, que fica na Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Aí, dá para amenizar um pouco o calor”, afirmou.

Coordenador da Defesa Civil da capital, Oscar Amélito, recomenda evitar exposição aos horários de sol mais forte (entre 10h e 16h) e sempre usar protetor solar, chapéu ou boné. “Uma dica importante é que a pessoa não ligue o ar condicionado sem umidificador ou uma bacia de água no quarto”, frisou.

O forte calor se explica pela imensa massa de ar quente e seco que veio do mar e estacionou sobre grande parte do território brasileiro. Com isso, a alta pressão forma uma espécie de parede atmosférica que bloqueia as frentes frias. Quanto mais tempo dura o fenômeno, cada dia amanhece mais quente e as noites não refrescam. “As frentes frias não estão entrando no País por conta da massa de ar seco”, comentou.

Na tarde de anteontem, moradores da região do bairro 1º de Março foram contemplados com chuva. Entretanto, na Grande Cuiabá, até por conta da localização, a última precipitação registrada pelo 9º Distrito de Meteorologia, que fica em Várzea Grande, foi no dia 08 deste mês, quando choveu apenas 1.0 milímetros. Segundo o 9º Disme, entre hoje e domingo, a temperatura máxima fica entre 40ºC e 41ºC.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp