Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 17 de Abril de 2021

1 8
:
0 5
:
3 5

Últimas Noticias

Notícias / Geral

6 Abr 2021 - 08:37

Deputado Claudinei reivindica vacinação para os profissionais de imprensa e comunicação de MT

O parlamentar solicitou aos órgãos competentes a inclusão da categoria para imunização contra a Covid-19

Redação

Com o aumento de número dos profissionais de imprensa e comunicação contaminados pela Covid-19, em Mato Grosso, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) solicitou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (5), a inclusão da categoria como grupo prioritário para receber a vacinação contra o novo coronavírus. O pedido foi encaminhado à Presidência da República do Brasil, Ministério das Comunicações, Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) e Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

Em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia inserido, por meio de decreto, a imprensa como atividade essencial que não poderia ser paralisada durante as medidas restritivas para o enfrentamento ao coronavírus. Conforme a Lei de n.º 13.979/2020, é apontada que não poderá ser afetado o exercício e serviços à liberdade de imprensa. “Essa atividade de imprensa é considerada essencial por não ter sido interrompida, mesmo perante a situação que enfrenta o país e o mundo há mais de um ano. É importante incluir os profissionais desta categoria na vacinação, que são linha de frente”, frisa Claudinei.

O parlamentar diz que os profissionais de comunicação têm um papel de suma importância para levar a informação de forma transparente, responsável e séria para Mato Grosso e todo o país. “Eles estão arriscando a vida para nos manter informados sobre a situação da Covid-19, em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. Infelizmente, a jornalista da deputada Janaina Riva (MDB) está internada, já saiu da intubação e, se Deus quiser, estará na Assembleia Legislativa trabalhando conosco”, ressalva.

Categoria – A categoria conta com a atuação de jornalistas, publicitários, radialistas, relações públicas, fotógrafos, cinegrafistas, profissionais de marketing e assessores de imprensa que realizam a criação e divulgação de materiais com informações de interesse público, seja por meio escrito (internet, jornais e revistas) ou audiovisual (televisão e rádio). “Estes profissionais levam a informação com qualidade, seriedade e segurança, o que evita qualquer mal-entendido por meio da divulgação de fake news distribuídas nas redes sociais que podem prejudicar, principalmente, o combate à Covid-19. Afinal, o papel jornalístico exige apuração, levantamento de dados, contato com fontes confiáveis para o fornecimento de informações”, salienta o deputado.

Sindicato – Atualmente, a junta administrativa do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) levanta informações junto aos profissionais da categoria para ter um valor estatístico preciso para ser encaminhado e fomentado aos dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

De acordo com informações divulgadas pelo jornal A Gazeta, cerca de 150 profissionais da comunicação de Mato Grosso, entre jornalistas e radialistas, testaram positivo para Covid-19, entre março de 2020 a março de 2021, sendo que 13 entraram em óbito e cinco foram intubados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Pandemia – Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 04 de abril de 2021, já são 315.087 casos confirmados de Covid-19, com 7.999 óbitos.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet