Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 8 de Maio de 2021

1 0
:
1 7
:
0 6

Últimas Noticias

Notícias / Geral

15 Abr 2021 - 08:50

Com atuação da Amazônia ao Pantanal, ICV completa 30 anos

Em trinta anos, a organização atuou em diversos projetos que visam a conservação ambiental

Redação

O Instituto Centro de Vida (ICV) completa nesta quarta (14) trinta anos de atuação socioambiental no estado de Mato Grosso.
 
A instituição é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos fundada no município de Cuiabá em 1992 por um grupo de ativistas da sociedade civil.
Em 1999, o ICV cresceu e se estabeleceu em Alta Floresta, município localizado na região norte do estado, em plena Amazônia.
 
Em trinta anos, a organização atuou em diversos projetos que visam a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico com atividades realizadas diretamente em conjunto com comunidades tradicionais e com os povos indígenas do estado.
 
 
O trabalho da organização também incidiu em importantes políticas públicas ambientais para o estado, como a construção do Programa Global REDD Early Movers (REM) em Mato Grosso, iniciativa internacional de remuneração de serviços ambientais.
 
Atualmente, as ações do Instituto Centro de Vida atingem níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas da transparência, governança ambiental e formulação de políticas públicas, e o nível municipal por meio de experiências práticas em municípios onde atua, principalmente na região amazônica.
 
A instituição apoia Mato Grosso diretamente para que o estado e o país cumpram metas firmadas internacionalmente contra a crise climática.
 
“Nessa data, é importante lembrar como espaços de inovação como ICV garantem contribuições diretas para redução do desmatamento, para o aumento da renda dos agricultores familiares e para o empoderamento de grupos sociais em situações de vulnerabilidade”, afirma Alice Thualt, diretora-adjunta da instituição.
 
O trabalho da organização não governamental (ONG) é pautado pelo embasamento técnico-científico, ancorado em bases de informações e análises consistentes sobre a situação socioambiental do estado, e no diálogo constante com diversos segmentos da sociedade, como empresas, sociedade civil e governos.
 
O diretor-executivo do ICV, Renato Farias, afirma que os resultados do trabalho só foram possíveis pelas características e árduo trabalho das pessoas que compõem a organização.
“São pessoas com uma luta, garra e brilho nos olhos incríveis. Chegar aos trinta anos com a maturidade possibilitada por elas é gratificante”, conclui.
 
Atualmente, o ICV é composto pelos programas de Negócios Sociais, Transparência Ambiental, Incentivos Econômicos para Conservação, Direitos Socioambientais e pelos núcleos de Inteligência Territorial, Administração e Finanças e Comunicação.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet