Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 14 de Maio de 2021

0 6
:
4 9
:
4 0

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

4 Mai 2021 - 15:30

Presidente da CAA-MT: "pandemia oferece novos desafios"

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Itallo Leite, disse que a pandemia ofereceu novos desafios para a advocacia, e que a Caixa tem buscado assistir aos profissionais em um momento tão difícil. 

“A pandemia ao invés de nos desanimar, nos impõe a obrigação de inovar, otimizar e buscar novas ferramentas para ajudar a advocacia”, afirmou. 

Ele lembra que a CAA-MT criou um auxílio para advogados e advogadas em comprovada situação de carência financeira, e um auxílio-covid, para operandos do direito que comprovaram a infecção pelo vírus. Estes auxílios totalizaram mais de R$ 150 mil para a advocacia. 

Além disso, a instituição ofereceu uma plataforma que pôde ser acessada, de forma remota e gratuita, por advogados e advogadas que buscavam orientações a respeito do Covid-19 com profissionais qualificados, atendimento gratuito com psicóloga e nutricionistas via consulta online e distribuição de 10 mil kits contendo álcool 70° e máscara facial.


Thank you for watching

Jovem advocacia

Itallo lembra, por exemplo, que a jovem advocacia é um dos grupos mais afetados com a pandemia do COVID-19. “O início da carreira profissional é um grande desafio para qualquer pessoa. Na advocacia, se aprende desde cedo a importância sobre as relações sociais e as oportunidades de se demonstra a capacidade de trabalho, porém a pandemia impôs um cenário diferente, uma nova forma de relacionar com as pessoas e com o trabalho”. 

Ainda de acordo com ele, é neste momento que as entidades de classe podem auxiliar, promovendo a troca de experiências daqueles que já trilharam algum caminho com os que estão iniciando a sua caminhada.  “Muitas advogadas e advogados ainda se lembram de seus primeiros anos, da advocacia de correspondência, das idas e vindas aos fóruns e tribunais. Hoje, este caminho não está mais nos primeiros passos dos profissionais que ingressam na advocacia” lembrou ele. 

Ele ressalta que o início de carreira de um jovem advogado hoje não é comum, com os desafios corriqueiros. “Estamos falando do desafio de superar as dificuldades para manter o próprio sustento. Conhecida como uma das carreiras mais tradicionais do Brasil, a advocacia real é tradicional também no seu modo de ser, um modo extremamente desafiador no cenário de pandemia, diga-se de passagem”. 

Para Itallo, a suspensão de prazos processuais, fóruns e tribunais fechados em medidas de restrição para a contenção do coronavírus significam, na prática das advogadas e advogados “salários atrasados”. “Infelizmente sem poder acelerar os processos, dar o devido encaminhamento, boa parte dos profissionais da advocacia não conseguem receber seus honorários”, afirmou. 

Outro efeito da pandemia, de acordo com o presidente da CAA-MT, foi o fato de empresas encerrarem suas atividades representando, também, perda de clientes para a advocacia.

“O papel de assistir a esses profissionais em um momento tão difícil mostra quantas fragilidades ainda precisamos superar. E, nesse caminho de descobertas, a CAA/MT é a casa da assistência aos profissionais da advocacia, o espaço onde cada advogada e advogado podem buscar esse apoio, seja na troca de experiências ou no amparo social”, finalizou.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet