Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 19 de Setembro de 2021

0 8
:
0 7
:
1 8

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Geral

17 Mai 2021 - 07:53

Sindicato Rural, prefeitura de Querência e Senar-MT levam treinamentos para indígenas

Redação

Pela primeira vez a prefeitura de Querência em parceria com o Sindicato Rural do município buscou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para levar conhecimento, capacitação e qualificação para os povos indígenas da região. Ao todo, são cerca de 3 mil indígenas, de 15 etnias, divididos em 26 aldeias.

“Este ano recebemos a solicitação para levar treinamentos para os povos indígenas. Já está no planejamento da secretaria e, agora, precisamos do Sindicato Rural de Querência e do Senar-MT para cumprir o que foi planejado”, destaca o secretário de agricultura, pecuária, meio ambiente e reforma agrária de Querência, Rodrigo Fenner.

Ele esteve com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia, nesta quinta-feira (13.05), para uma reunião de trabalho. O objetivo foi solicitar os treinamentos e fazer os alinhamentos desta parceria que garantirá os mais diversos cursos para as 26 aldeias do município de Querência.

Chico já adiantou que mobilizará toda a equipe técnica e que fará o possível para atender todas as solicitações feitas pelo Sindicato Rural de Querência e pela prefeitura. “A princípio pediram treinamentos na área de olericultura, agroindústria e também para operação de máquinas e implementos agrícolas”.

Fenner destaca ainda que os indígenas querem fazer cursos para aprenderem a produzir mudas, processar frutas e reaproveitar alimentos. “Só temos a aldeia de Ilha Grande que pretende plantar arroz em 2022. Para estes indígenas vamos levar cursos que ensinem a manusear máquinas e implementos agrícolas para que possam preparar o solo e fazer o manejo da cultura”.

O secretário de Querência conta que terá uma reunião com os indígenas da Ilha Grande já no próximo dia 20. “Eles também querem conhecimento sobre manejo de solo e tudo que os ajudem a cultivar o arroz”.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet