Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Junho de 2021

0 1
:
4 2
:
4 6

Últimas Noticias

Notícias / Cidades

27 Mai 2021 - 15:01

MT vacinará trabalhadores de portos e aeroportos contra Covid

Estado definiu distribuição de 96.983 doses recebidas nesta quarta

Folha Max

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução nº 52 que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 96.860 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 87.500 doses da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer, recebidas na última quarta-feira (26.05).

O documento também pactua a distribuição de 75 doses da AstraZeneca e 48 doses da Pfizer, remanescentes do estoque estratégico do estado.

A logística de distribuição das doses aos municípios já teve início nesta quinta-feira (27.05). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A Resolução n° 52 definiu que as doses da AstraZeneca deverão contemplar a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e deficiência permanente, forças armadas, de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e do transporte aéreo. A vacina Pfizer será destinada às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e gestantes ou puérperas. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.

Thank you for watching

As doses destinadas aos trabalhadores portuários e do transporte aéreo serão distribuídas assim que os órgãos responsáveis encaminharem a relação do quantitativo, dos municípios e das unidades que serão contemplados.

Devido ao quantitativo de doses recebidas da Pfizer, a descentralização da distribuição deste imunizante ocorrerá de forma gradual. As doses recebidas nesta remessa serão destinadas para Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.

Considerando o recebimento anterior da vacina Pfizer, o colegiado também descontou o quantitativo de 8.002 doses, referente às Resoluções Ad Referendum nº 36 e nº 40, e o quantitativo de 1.003 doses referentes ao Anexo I, que o município de Cuiabá receberia da vacina AstraZeneca.

Ainda foram pactuados os descontos do quantitativo de 541 doses e 573 doses que os municípios de Várzea Grande e Sinop respectivamente receberiam da vacina AstraZeneca, considerando o recebimento da vacina Pfizer.

Para as vacinas Pfizer e AstraZeneca, o prazo para a aplicação da segunda dose é de até 12 semanas após a primeira dose.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.306.850 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet