Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 25 de Janeiro de 2022

0 4
:
2 5
:
0 7

Últimas Noticias

Notícias / Política

31 Mai 2021 - 15:30

Mauro ameniza fato de ter vetos derrubados pelos deputados e diz que consegue reverter na justiça

Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Mayke Toscano/Secom-MT

 (Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT)
O governador Mauro Mendes (DEM), que em outros momentos já demonstrou insatisfação com pautas aprovadas pela Assembleia Legislativa (ALMT), amenizou os revezes que vez ou outra sofre no Legislativo, quando, por exemplo, tem vetos a projetos de lei derrubados pelos deputados. Apenas na última semana foram 9 derrubadas. Apesar disso, o democrata garante ser um posicionamento normal e se agarra no Poder Judiciário como última instância para que sua decisão seja mantida.“Não tem problema, eles fazem o que querem e se acharmos que devemos, nós vamos na Justiça e derrubamos. Já derrubei na Justiça várias derrubadas de vetos deles”, afirmou, durante lançamento de mais uma etapa da Operação Amazônia, nesta segunda-feira (31).A ação mais recente proposta pelo governo estadual é referente à Revisão Geral Anual (RGA) de 4,48% aos servidores do Poder Judiciário. No Supremo Tribunal Federal (STF), Mauro relatou que vetou a norma, resultante de projeto de lei de iniciativa do Tribunal de Justiça (TJ-MT), mas a Assembleia derrubou o veto. Ele alega, entre outros pontos, que, segundo a Constituição, cabe privativamente ao chefe do Executivo propor leis de revisão geral anual de remuneração e, ainda, que a Lei Complementar 173/2020, que instituiu o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus, proíbe reajuste dos servidores públicos até 31/12/2021.

Na semana passada, com articulação de deputados da base, a Assembleia derrubou nove vetos do governador. Entre eles, veto a lei da deputada Janaina Riva (MDB), que institui a prática de Exame de Mamografia Móvel, por meio de veículo adaptado com equipamento e atendimento itinerante às mulheres dos municípios mais longínquos de Mato Grosso.

Outra matéria que teve veto derrubado determina a obrigatoriedade de divulgação da lista das pessoas vacinadas contra a COVID-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso. O projeto é de autoria do deputado Silvio Fávero (PSL), que morreu em abril, por complicações da Covid-19.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet