Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Junho de 2021

0 1
:
0 9
:
1 4

Últimas Noticias

Notícias / Geral

8 Jun 2021 - 09:11

Segurança do evento é tratada entre forças de segurança estaduais, federais e Conmebol

Cuiabá é case de sucesso para a Fifa nos quesitos segurança pública e saúde pela realização da Copa de 2014

Redação

Representantes da Conmebol debateram nesta segunda-feira (07.06) a segurança da Copa América com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, além de representantes das forças de segurança estaduais, federais, Poder Judiciário e Ministério Público.

Ficou definido que a Conmebol deve informar os protocolos de segurança que serão utilizados para o evento, os horários dos treinos, a chegada e a saída dos hotéis, que dia vão chegar as equipes. Algumas seleções ainda estão tratando com a Conmebol as datas em que devem chegar no país, em voos fretados.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) será responsável pela segurança das delegações da Bolívia, Chile, Equador, Uruguai e Argentina. Já a arbitragem e as áreas externas da Arena Pantanal, ficará a cargo das polícias estaduais.

Também ficou de ser definido nesta semana a segurança interna do estádio Dito Souza, em Várzea Grande e o Centro de Treinamento (CT) do Cuiabá Esporte Clube, que devem ser utilizados para o treino das seleções. “Ainda não sabemos se as delegações virão dois dias, um dia ou no mesmo dia do jogo. Assim que soubermos disso, vamos informar à Sesp, bem como da necessidade ou não da segurança interna dos locais de treino”, explicou o gerente de sede da Conmebol, Marcus Jacarandá. Ele chegou ontem em Cuiabá acompanhado do gerente da Segurança do torneio, o coronel equatoriano Lino Proano Dasa. 

Vale ressaltar que, além da experiência com a realização dos jogos da Copa de 2014, as equipes de Segurança de Mato Grosso já vinham se preparando para os jogos do Campeonato Brasileiro - maior torneio esportivo do país - o que permitiu uma rápida organização do efetivo para a organização do evento internacional no estado.

Campeonato Brasileiro

Com a realização das cinco partidas da Copa América na Arena Pantanal, a CBF alterou os próximos dois jogos do Cuiabá no Campeonato Brasileiro. As partidas ainda serão reorganizadas para datas futuras dentro da tabela estipulada. A disputa contra o Atlético Goianiense, que seria na segunda-feira (14), ainda não tem data definida e contra a partida contra o Grêmio, pode ter alterada o local ou a data do jogo.

Para não prejudicar ainda mais o Cuiabá com a mudança na tabela dos jogos, a Arena Pantanal receberá apenas cinco jogos da primeira fase da Copa América, garantindo assim a data do confronto contra o Flamengo no dia 1º de julho.

Cuiabá é case para Fifa

Também foi informado na reunião que todo staff que vai trabalhar durante os jogos será testado contra o coronavírus duas vezes, a cada 48 horas, garantindo a segurança à saúde. Qualquer pessoa que testar positivo, sendo vacinado ou não, não poderá permanecer no estádio e será afastado até o fim do evento.

“Uma coisa que pouco divulgada é que a operação de Saúde e Segurança Pública da Copa de 2014 em Cuiabá foram case para a Fifa para o evento seguinte de tão bem organizado e como foi atendido. Mato Grosso tem esse título e foi feito um trabalho fenomenal e começaram também muito bem na série A”, destacou Marcus Jacarandá.

Estiveram presentes no evento representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Judiciária Civil, Sistema Penitenciário, Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do promotor Mauro Poderoso e a juíza do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos, Patrícia Ceni.

Cinco seleções jogam em Cuiabá

O primeiro confronto da Copa América na Arena Pantanal será no domingo (13) entre Colômbia e Equador, às 20h. A próxima disputa é entre Chile e Bolívia no dia 18 de junho, às 17h. Em seguida Uruguai e Chile jogam no dia 21 de junho, às 17h. No dia 24 é a vez de Bolívia e Uruguai se enfrentarem às 17h. Por fim, Bolívia e Argentina disputam o último jogo da Copa América em Cuiabá no dia 28, às 20h.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet