Mato Grosso

Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Comunidades de Novo Santo Antônio e Luciara receberão curso de formação de brigadistas

O público das capacitações são comunidades tradicionais e moradores de entornos de Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e com o apoio do programa REM MT, realiza 13 cursos de formação de Brigadista. O público das capacitações são comunidades tradicionais e moradores de entornos de Unidades de Conservação.

A capacitação, que tem uma carga horária total de 24 horas, é formada por disciplinas teóricas e práticas ministrada pelos bombeiros militares, dividida em três dias, nos períodos matutino e vespertino.

No curso os participantes são instruídos a combater as chamas e prestar os primeiros socorros em eventuais acidentes com fogo. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso fará a doação de abafadores rurais de todas as comunidades que participarem da capacitação.

A organização dos cursos é do Corpo de Bombeiros junto com as Superintendências de Educação Ambiental e de Biodiversidade da Sema e tem o apoio do Comitê Estadual de Povos e comunidade Tradicionais de Mato Grosso. O Programa REM MT apoia todas as etapas da qualificação. 

O primeiro dia é de aulas teóricas sobre comportamento do fogo, combate a incêndios florestais, organização de pessoal e atendimento pré-hospitalar. 

Atendimento pré-hospitalar, apresentação e uso correto das ferramentas, equipamentos e acessórios (FEAs), afiação e manutenção de FEAs, montagem de almoxarifado, confecção de aceiros e avaliação fazem parte do 2º dia, que é de aula prática.

No último dia, completando as aulas em campo, o curso traz Marcha, confecção de aceiros e técnicas de combate e incêndios florestais.

CONFIRA LOCAL E DATA DOS CURSOS

Unidade de Conservação Estadual Encontro das Águas, Porto Jofre - Poconé - 7 a 9 de junho – 20 participantes

Associação dA Comunidade Negra Rural – Quilombo Ribeirão de Mutuca – Nossa Senhora do Livramento – 7 a 9 de junho – 20 participantes

Associação Quilombo Abolição na APA Chapada dos Guimarães - Santo Antonio de Leverger – 8 a 10 de junho – 16 participantes

Barão de Melgaço - 9 e 11 de junho - 26 participantes

Parque Estadual Águas Quentes – Associação Serrana – Santo Antônio de Leverger – 14 a 16 de junho - 20 participantes

Associação Retireiros do Araguaia – Luciara – 14 a 16 de junho – 20 participantes

 Quilombo Itambé – Chapada dos Guimarães – 15 a 17 de junho – 10 participantes

Território Quilombola Vão Grande – Barra do Bugres – 16 a 18 de junho – 20 participantes

Comunidade Morrinho – Monumento Natural Morro de Santo Antônio – Santo Antônio de Leverger -19 e 20 de junho – 20 participantes

Comunidade Tradicional Piuva – Barão de Melgaço – 22 a 24 de junho – 15 participantes

Comunidade São Jerônimo – APA Chapada dos Guimarães – Cuiabá – 20 participantes

Comunidade Quilombola do Araguaia Familia Vieira Amorim – Novo Santo Antônio – 10 participantes

Comunidade Quilombola do Boa Sorte – Vila Bela da Santíssima Trindade – 20 participantes
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp