Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Junho de 2021

0 1
:
3 4
:
4 3

Últimas Noticias

Notícias / Geral

11 Jun 2021 - 07:52

Comunidades de Novo Santo Antônio e Luciara receberão curso de formação de brigadistas

O público das capacitações são comunidades tradicionais e moradores de entornos de Unidades de Conservação

Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e com o apoio do programa REM MT, realiza 13 cursos de formação de Brigadista. O público das capacitações são comunidades tradicionais e moradores de entornos de Unidades de Conservação.

A capacitação, que tem uma carga horária total de 24 horas, é formada por disciplinas teóricas e práticas ministrada pelos bombeiros militares, dividida em três dias, nos períodos matutino e vespertino.

No curso os participantes são instruídos a combater as chamas e prestar os primeiros socorros em eventuais acidentes com fogo. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso fará a doação de abafadores rurais de todas as comunidades que participarem da capacitação.

A organização dos cursos é do Corpo de Bombeiros junto com as Superintendências de Educação Ambiental e de Biodiversidade da Sema e tem o apoio do Comitê Estadual de Povos e comunidade Tradicionais de Mato Grosso. O Programa REM MT apoia todas as etapas da qualificação. 

O primeiro dia é de aulas teóricas sobre comportamento do fogo, combate a incêndios florestais, organização de pessoal e atendimento pré-hospitalar. 

Atendimento pré-hospitalar, apresentação e uso correto das ferramentas, equipamentos e acessórios (FEAs), afiação e manutenção de FEAs, montagem de almoxarifado, confecção de aceiros e avaliação fazem parte do 2º dia, que é de aula prática.

No último dia, completando as aulas em campo, o curso traz Marcha, confecção de aceiros e técnicas de combate e incêndios florestais.

CONFIRA LOCAL E DATA DOS CURSOS

Unidade de Conservação Estadual Encontro das Águas, Porto Jofre - Poconé - 7 a 9 de junho – 20 participantes

Associação dA Comunidade Negra Rural – Quilombo Ribeirão de Mutuca – Nossa Senhora do Livramento – 7 a 9 de junho – 20 participantes

Associação Quilombo Abolição na APA Chapada dos Guimarães - Santo Antonio de Leverger – 8 a 10 de junho – 16 participantes

Barão de Melgaço - 9 e 11 de junho - 26 participantes

Parque Estadual Águas Quentes – Associação Serrana – Santo Antônio de Leverger – 14 a 16 de junho - 20 participantes

Associação Retireiros do Araguaia – Luciara – 14 a 16 de junho – 20 participantes

 Quilombo Itambé – Chapada dos Guimarães – 15 a 17 de junho – 10 participantes

Território Quilombola Vão Grande – Barra do Bugres – 16 a 18 de junho – 20 participantes

Comunidade Morrinho – Monumento Natural Morro de Santo Antônio – Santo Antônio de Leverger -19 e 20 de junho – 20 participantes

Comunidade Tradicional Piuva – Barão de Melgaço – 22 a 24 de junho – 15 participantes

Comunidade São Jerônimo – APA Chapada dos Guimarães – Cuiabá – 20 participantes

Comunidade Quilombola do Araguaia Familia Vieira Amorim – Novo Santo Antônio – 10 participantes

Comunidade Quilombola do Boa Sorte – Vila Bela da Santíssima Trindade – 20 participantes

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet