Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 22 de Junho de 2021

0 1
:
2 9
:
4 2

Últimas Noticias

Notícias / Política

11 Jun 2021 - 08:21

TJ forma lista tríplice para vaga no TRE-MT; Bolsonaro fará escolha final

Welder Queiroz dos Santos, Huendel Rolim e Sebastião Monteiro foram os escolhidos

DIEGO FREDERICI

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu os membros que formarão a lista tríplice da vaga de jurista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O rol é preenchido por advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que desejam ocupar por dois anos o cargo de juiz membro da Corte Eleitoral.

A votação dos desembargadores do Pleno do Poder Judiciário Estadual, ocorrida na tarde desta quinta-feira (10), elegeu os advogados Welder Queiroz dos Santos, que recebeu 24 votos, Huendel Rolim, com 23 sufrágios, e Sebastião Monteiro da Costa Júnior – que atualmente faz parte do TRE-MT, e busca ser novamente eleito, obtendo 14 votos dos magistrados. A lista tríplice deverá agora ser submetida ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que escolherá um nome dentre os três eleitos.

Os desembargadores Gilberto Giraldelli e Mário Kono advertiram sobre a importância de manter uma Justiça Eleitoral “coesa e unida” em razão das eleições de 2022. Ambos preveem que o pleito deverá ser “conturbado”, e que a Corte enfrentará inclusive “ataques institucionais”.

Não há concurso público para provimento de cargos na Justiça Eleitoral. A Corte do Tribunal Regional Eleitoral, conforme determina o art. 120 da Constituição Federal de 1988, é composta de sete magistrados, sendo dois desembargadores, escolhidos dentre os membros do TJMT, dois juízes de direito, também escolhidos pelo TJMT, um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e dois advogados, nomeados pelo Presidente da República, após formação de lista tríplice pelo Tribunal de Justiça.


Thank you for watching

Os cargos na Corte Eleitoral não são vitalícios, e possuem duração de dois anos.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet