Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Politec inicia coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Qualquer pessoa com um ente desaparecido, de até 1º grau (pais, filhos ou irmãos), poderá participar da campanha

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) iniciou, nesta segunda-feira (14.06), a coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas. A ação faz parte da Campanha Nacional de Desaparecidos, de iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A Campanha visa a ampliação do Banco Nacional de Perfis Genéticos que, segundo a Coordenadora de Perícias em Biologia Molecular, Késia Renata Lopes Melo, é uma importante ferramenta que vai possibilitar que as famílias deem um fim à angústia de ter um ente desaparecido.

A coordenadora considera que a campanha nacional é um marco na busca de pessoas desaparecidas. “Foi estabelecido um fluxo para a coleta de DNA dos familiares. Após a coleta o laboratório de DNA da Politec processará estas amostras e inserir os perfis genéticos no Banco de Perfis Genéticos do estado confrontando com os perfis genéticos de cadáveres e ossadas não identificadas das unidades de medicina legal de Mato Grosso e de todos os laboratórios que fazem parte da RIBPG (Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos). A campanha irá ajudar a disseminar o poder dessa ferramenta tecnológica ainda pouco utilizada para este fim”, citou.

Qualquer pessoa com um ente desaparecido, de até 1º grau (pais, filhos ou irmãos), poderá participar da campanha. Para isso, será necessário registrar um boletim de ocorrência, em seguida a delegacia encaminhará o familiar a um dos 17 postos de coleta espalhados por todo o estado de Mato Grosso. (Veja lista completa)

A coleta é simples e indolor, feita via cavidade oral, com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa. Os materiais biológicos coletados serão processados e inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Caso seja identificado um possível parentesco com os dados de alguma pessoa falecida, os peritos informarão a Delegacia ou a Diretoria Metropolitana de Medicina Legal (DMML), que entrará em contato com os familiares para que sejam realizados os procedimentos legais.

Apesar do mutirão da Campanha ocorrer até a próxima sexta-feira (28.06), as coletas continuarão sendo realizadas tanto em Cuiabá, quanto no interior do estado, mediante agendamento realizado pela Polícia Civil.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp