Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Janeiro de 2022

1 6
:
0 9
:
1 6

Últimas Noticias

Notícias / Geral

28 Jun 2021 - 08:33 | Atualizado em 28 Jun 2021 - 08:46

Índios fecham BR-158 e geram congestionamento e prejuízos a motoristas

Redação - Agência da Notícia

Em plena safra do milho na região Norte Araguaia, os índios da etnia Xavante fecharam a principal via de escoamento e geraram prejuízos a motoristas que precisaram usaram a estrada com trajeto até os portos.

Os indígenas se manifestaram contra a PL-490 que trata do marco temporal e prevê que só poderão ser consideras terras indígenas aquelas que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, passando a exigir, dessa forma, uma comprovação de posse, o que hoje não é necessário. 

O texto ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros. Filas de carros e carretas se acumularam ao longo da BR-158 que aguardaram até a liberação do trecho bloqueado. 

Alguns motoristas ainda tentaram dialogar com os indígenas, mas irredutíveis manteram a estrada fechada por algumas horas.

O trecho de 120 km de estrada não pavimentada, passa por dentro da reserva indígena Marãiwatsédé entregue aos índios em 2012.

Tráfego na BR-158 já se normalizou nesta segunda-feira (28).
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet