Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 27 de Setembro de 2021

0 9
:
2 4
:
2 8

Últimas Noticias

Enquete

Como você pretende investir o seu dinheiro nos próximos anos?

Notícias / Cidades

23 Jul 2021 - 17:19

Frente fria mais intensa do século pode chegar a Mato Grosso na próxima semana

Da Redação - Fabiana Mendes

Da Redação - Fabiana Mendes

Rogério Florentino / Olhar Direto

 (Crédito: Rogério Florentino / Olhar Direto)
Uma massa de ar frio de origem polar e de grande intensidade vai chegar ao Brasil na próxima semana e pode ser uma das mais intensas do século em todo território nacional, inclusive em Mato Grosso. Os sites de previsões meteorológicas já apontam queda na temperatura a partir do outro fim de semana na região metropolitana de Cuiabá. 

Em consulta no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já é possível ver que a temperatura começa a cair no fim da próxima semana. Conforme as previsões, que mudam conforme a frente fria avança, os termômetros podem atingir os 8ºC na capital mato-grossense. 

Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia vêm indicando de forma sistemática que será uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e a de julho, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente.

Para o MetSul, não há dúvidas que será uma onda de frio intensa. Mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade.

Os cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira (26), com a maior proximidade do evento.

Entre terça e quarta-feira (27 e 28), o ar polar deve ingressar no Brasil, trazendo queda enorme da temperatura que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana. A partir da análise de alguns pesquisadores, foi possível apontar que a temperatura fica entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil.

Ainda conforme o MetSul, para se ter ideia do que isso representa, somente ondas de muito frio intensas atingem valores tão baixos e que raramente são observados. As ondas de frio intensas de julho de 2000 e de julho de 2007, por exemplo, tiveram valores nestes patamares.

Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC chega a São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar pode alcançar latitudes do Centro do Brasil com uma intensidade rara.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

  • por Maria Stela de Carvalho Mascarenhas, em 26 Jul 2021 às 22:56

    Fico preocupada com os moradores de rua e com os animais. Os governantes, deve começar providenciar abrigos para os sem teto e as ongs protetoras de animais também.

  • por Maria Aparecida Lourenço Nunes, em 26 Jul 2021 às 14:27

    Amo frio obaaa

  • por Maria Jusiene Góis Makoski, em 25 Jul 2021 às 19:17

    Se realmente acontecer, peço às pessoas que protejam seus animais: vacas, galinhas, cavalos, cachorros, gatos, pássaros, entre outros. Coloquem - nos em locais fechados e protegidos.Porque são criaturas dignas de atenção e cuidados. Deus agradece!!!

  • por Iraci holander, em 25 Jul 2021 às 18:23

    Amo frio que venha muito frio mesmo

  • por Jonas teixeira goncalves, em 25 Jul 2021 às 11:00

    Estamos as ordens....

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet