Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Homenagens marcam a semana do Primeiro ano de morte de Dom Pedro Casaldáliga

Junto com as homenagens será lançado um livro que conta a vida de Dom Pedro na região do Araguaia

Camila Nalevaiko para o Agência da Notícia

11/08/2021 - 08:40

Homenagens marcam a semana do Primeiro ano de morte de Dom Pedro Casaldáliga

Dom Pedro está sepultado no Cemitério Karajá, em baixo de um pequizeiro em frente ao Rio Araguaia, conforme o seu pedido

Foto: Agência da Notícia

A Prelazia de São Felix do Araguaia juntamente com a Prefeitura Municipal, começou neste último domingo (08), uma série de atos em homenagem a Dom Pedro Casaldáliga, que completou um ano de sua morte.
A primeira homenagem foi uma celebração em seu tumulo que fica no Cemitério Karajá, onde ele foi sepultado, embaixo de um pequizeiro, à beira do Araguaia. Neste cemitério foram enterrados os primeiros moradores de São Felix do Araguaia. 

No próximo dia 12, haverá uma nova celebração, também no cemitério, em memória ao dia do sepultamento que ocorreu em 12 de agosto de 2020. Além das celebrações, também haverá o lançamento de um livro escrito por Antônio Canuto que retrata a vida do Bispo. “Ventos de Profecia na Amazônia, 50 anos da Prelazia de São Félix do Araguaia”. O livro já estaria conquistando um público considerável, a ponto de ter algumas vendas, antes mesmo do lançamento. O evento está marcado para as 20:30 hs, na Praça da Cathedral Nossa Senhora de Assunção. O livro foi escrito através de uma parceria do Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Casaldáliga e UNEMAT.

Durante todo o mês de agosto acontecerão celebrações e outras homenagens ao Bispo Dom Pedro.

Morte:
Dom Pedro Casaldáliga, morreu no dia 08 de agosto de 2020, ele era, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano. Dom Pedro estava internado na UTI da Santa Casa de Batatais, interior de São Paulo. A Prelazia de São Félix do Araguaia, a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e a Ordem de Santo Agostinho confirmaram a morte do religioso por embolia pulmonar. 

Trajetória

Nascido em uma aldeia há quilômetros de Barcelona, na Espanha, em 1928, Dom Pedro Casaldáliga Plá é de família camponesa. Desembarcou no Brasil em 1968, em plena ditadura militar, e foi consagrado bispo em 1971, quando lançou a Carta Pastoral por Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. O texto ficou conhecido nacional e internacionalmente e marcou o perfil do missionário como porta-voz de índios e agricultores.

O bispo também foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que até hoje atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo.

Além de sua atuação junto aos pobres e em defesa da democracia, Casaldáliga também se destaca por suas poesias que abordam a urgência da reforma agrária e da luta contra o agronegócio. Confira:

"Por onde passei, plantei a cerca farpada, plantei a queimada.

Por onde passei, plantei a morte matada. Por onde passei, matei a tribo calada,

A roça suada, a terra esperada... Por onde passei, tendo tudo em lei, eu plantei o nada."


Confissão do latifúndio
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp