Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de afogamento nos rios de Mato Grosso

Chegada do período intenso de estiagem, os rios, lagos e cachoeiras são os locais mais procurados pela população para se refrescar, aumentando os riscos de acidentes

Agência da Notícia com Redação

13/08/2021 - 11:01

Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de afogamento nos rios de Mato Grosso

O objetivo é levar informações para conscientizar a população e prevenir o acontecimento de grandes tragédias

Foto: Agência da Notícia com Reprodução

Equipes do Agrupamento de Mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT) estarão percorrendo, a partir deste domingo (15.08), os principais rios, lagos e cachoeiras da baixada cuiabana para prevenir os banhistas sobre pontos críticos, com alto risco de afogamento, que devem ser evitados.

O objetivo é levar informações para conscientizar a população e prevenir grandes tragédias. Conforme o relatório de atendimento de registro dos casos por afogamento, nos últimos dois anos e meio, 288 de pessoas morreram afogadas em rios de Mato Grosso. Em 2019, foram registrados 107 casos e em 2020 o número saltou para 113 óbitos. Somente no primeiro semestre de 2021, 68 pessoas morreram afogadas.

Segundo o comandante da unidade Regional I do Bombeiro Militar, tenente coronel João Paulo Nunes Queiroz, com a chegada do período intenso de estiagem, o número de pessoas nos locais de banho deve aumentar, elevando a probabilidade dos riscos de acidentes, pois muitos banhistas ainda insistem entrar em locais impróprios.

Um dos lugares considerado inapropriado para o banho, de acordo com o mapeamento realizado pelo Grupo de Mergulho, é o Rio Cuiabá.  Segundo os bombeiros, o local apresenta águas turvas, corredeiras em excesso, além de bastante rebojo, um risco eminente de afogamento que deve ser evitado pelos banhistas.

Recomendações

- Banhistas devem procurar fazer uso de rios menores, com águas calmas e transparentes;
- Não ingerir bebidas alcoólicas antes e durante o banho;
- Pais ou responsáveis devem ficar atentos e perto das crianças; o uso de coletes e boias flutuantes é indispensável, aumenta a segurança;
- Entre em rios com água que possuem profundidade abaixo da linha da cintura.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp