Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Poder Judiciário inaugura novo Fórum de Nova Xavantina

A Comarca de Nova Xavantina foi instalada em 1935, a estrutura física cedida à época foi adaptada para o judiciário local e tronou-se acanhada e com o passar do tempo insuficiente

Agência da Notícia Redação

18/08/2021 - 10:00

Poder Judiciário inaugura novo Fórum de Nova Xavantina

Prédio moderno, sustentável e acessível e que será capaz de oferecer a sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade, com ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores, advogados, procuradores, defensores públicos, servidores,

“É uma satisfação muito grande inaugurar as instalações modernas do Fórum, que durante 35 anos funcionou no antigo hospital da cidade. Dar o nome a esse prédio de Luiz Tarabini Machado é uma satisfação maior ainda. Ele foi um magistrado com quem eu trabalhei ainda como advogada e depois como magistrada. Era uma pessoa de sensibilidade muito grande e que trabalhou demais pela Justiça”, informou a vice-presidente do TJMT.

“A Comarca foi instalada em 1985, a estrutura física cedida à época foi adaptada para o Judiciário local e tornou-se acanhada e com o passar do tempo insuficiente, o que se justifica inclusive em decorrência natural pelo próprio desenvolvimento econômico e social do município. Era urgente, portanto, uma nova sede do Poder Judiciário nesta Comarca. Agora isso é uma realidade. Prédio moderno, sustentável e acessível e que será capaz de oferecer a sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade, com ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores, advogados, procuradores, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e cidadãos”, concordou o juiz diretor.

Filho do homenageado, o juiz da Segunda Vara Criminal de Sinop, Mario Augusto Machado, prestigiou o evento e não escondeu a emoção. “É um orgulho muito grande ver o nome do meu pai no prédio deste Fórum. Não só por ser filho, mas também por estar vivendo a judicatura. Estou há 30 anos no Poder Judiciário, só na magistratura quase 18 anos”, lembrou. “Quando chegamos a Mato Grosso em 1977, na época da divisão do Estado, fomos para Alto Araguaia. O PJMT dependia dos cartórios, o prédio pertencia ao cartório, os serventuários eram cedidos pelo cartório. A região de Barra do Garças até a divisa com o Pará, ainda não tinha comarcas, só municípios”, comparou.

Faleceu no dia 03 de fevereiro de 2020, aos 80 anos, por insuficiência cardíaca. Tarabini ainda é pai do desembargador do TJMT, Marcos Machado e de Itamar Machado.

 

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp