Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Economia

Justiça proíbe concessionária de cobrar energia de “usina solar” em MT

Usina fotovoltaica em Cuiabá solicitou redistribuição de créditos de energia de três unidades consumidoras que foram desativadas a outros imóveis

Da Redação Agência Da Notícia com Folha Max

07/09/2021 - 09:53

Justiça proíbe concessionária de cobrar energia de “usina solar” em MT

Foto: Foto: Reprodução

A juíza da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, proibiu a Energisa de realizar a cobrança de quatro unidades consumidoras (UCs), que não estão sendo beneficiadas com a distribuição de créditos de energia de uma usina fotovoltaica (solar), da Capital. A organização acabou tendo o nome inscrito em lista de proteção ao crédito por conta da falta de pagamento do consumo do bem essencial a outros três imóveis onde possuia ligação, mas que foram desativadas. A decisão é do dia 22 de julho de 2021.


Segundo informações do processo, um empresário realizou a instalação de placas fotovoltaicas para geração de 15 mil kWh à partir de energia solar. A estrutura entrou em operação com a aprovação da Energisa – organização que realiza a distribuição e fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso -, no ano de 2019.

No acordo entre a concessionária e o empreendedor do setor fotovoltaico, ficou estabelecido que o excedente de energia gerado se transformaria em créditos que beneficiariam quatro UCs (três em Cuiabá e uma em Várzea Grande, na região metropolitana).O empresário, porém, reclama que em razão da desativação de outras três UCs, passou a ser cobrado pelo consumo de energia elétrica dos imóveis onde já havia sido solicitado o descredenciamento.De acordo com autos, as quatro propriedades que deveriam se beneficiar com créditos de energia ainda não foram atendidas. Uma das UCs onde houve a solicitação de desligamento, por exemplo, foi beneficiada com um crédito de 9.035 kWh, no valor de R$ 9,2 mil.

“Por fim, informa ainda que a ré encaminhou seu nome para o cadastro de inadimplentes ante a inexistência de pagamento das faturas geradas. Sendo assim, postula a concessão da tutela provisória de urgência antecipada, para o fim de determinar a ré que realize a redistribuição da energia gerada pela usina ‘Bosque da Saúde’, a esta inicial, suspendendo ainda a cobrança dos débitos constituídos e não compensados, relativos às unidades consumidoras incluídas no projeto”, pede o empresário.

Em sua decisão a juíza concordou em suspender as cobranças das UCs que deveriam receber os créditos de energia, além de determinar que o nome do empreendedor seja retirado de listas de proteção ao crédito.

“Verifica­-se a possibilidade da concessão da tutela provisória requerida, uma vez que há prova documental que garante a verossimilhança das alegações iniciais, como por exemplo, documento em que consta a aprovação do projeto de produção de energia solar pela ré, e ainda os documentos em que também se comprova o cadastro das unidades consumidoras beneficiárias da distribuição da energia produzida pelo autor”.

O processo continua tramitando até a decisão que deve analisar a responsabilidade da Energisa pela não concessão de créditos às UCs solicitadas pelo empreendedor.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp