Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Equipes combatem por terra e ar incêndio que avança pelo Cerrado, na região de Nobres

Bombeiros, Força Nacional, Polo Socioambiental Sesc Pantanal e moradores da região atuam no combate

Agência da Notícia com Redação

24/09/2021 - 09:33

Equipes combatem por terra e ar incêndio que avança pelo Cerrado, na região de Nobres

Bombeiros, Força Nacional, Polo Socioambiental Sesc Pantanal e moradores da região atuam no combate

Foto: Agência da Notícia com Reprodução

Com abertura de aceiros, uso de bomba costal, abafadores, caminhões pipa e lançamento de água com uma aeronave air tractor, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a Força Nacional, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal e moradores da região combatem o incêndio que avança no município de Nobres (121 km de Cuiabá). Até o momento, conforme dados do Corpo de Bombeiros, cerca de 6 mil hectares da área de Cerrado já foram atingidos pelo fogo. 
 
De acordo com o Fire Information for Resource Management System (FIRMS), da Nasa, o fogo teve início no dia 16 de setembro e está próximo ao Parque Sesc Serra Azul, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, localizado no município de Rosário Oeste, na outra margem do Rio Cuiabá. Nos últimos dias, a Fazenda São Sebastião do Cocal queimou aproximadamente 10 hectares próximo ao Rio Cuiabá e a Fazenda Retiro Novo do Cuiabá 200 hectares na região da serra. 
 
O trabalho das equipes está concentrado às margens do Rio Cuiabá, na área do Parque Sesc Serra Azul, na Fazenda Essência, na Fazenda São Sebastião do Cocal e na Fazenda Retiro Novo do Cuiabá. A operação já utilizou 65 mil litros de água. 
 
O combate realizado pela Brigada Sesc Pantanal seguiu também à noite pela região da serra, conta o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, que lidera a brigada na região.  
 
“Fizemos combate direto contra o fogo, com uso de sopradores e abafadores, matando o fogo devagar, conforme era possível. Mas o relevo do outro lado do rio é muito diferente da que temos no parque. A área é íngreme, com morros no meio e vegetações diversas, algumas mais rasteiras, outras de mata mais fechada. O sobe e desce de morros é bem cansativo, mas seguimos no trabalho de extinguir o fogo”, disse.  
 
Entre os recursos empregados na ação estão também mochilas costais, pinga-fogo, kit combat, motobomba flutuante, piscina para reserva d´água de 18 mil litros, pás carregadeiras e tratores. 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp