Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 5 de Dezembro de 2021

2 0
:
5 5
:
0 8

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Agronegócio

7 Out 2021 - 08:26

Feijão deve imitar trigo e rejeitar transgênico: Ibrafe

Tecnologia da Embrapa chegou às gôndolas dos supermercados brasileiros há 3 meses

Da Redação Agência Da Notícia com Agrolínk

Foto: Reprodução / Ilustrativa

 (Crédito: Foto: Reprodução / Ilustrativa)
De acordo com Marcelo Lüders, presidente do Ibrafe, a cadeia produtiva do trigo deu um “exemplo para nosso setor” no que diz à tecnologia OGM (organismo geneticamente modificado). O dirigente do Instituto Brasileiro de Feijões e Pulses vem defendendo a negação da biotecnologia desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Há uma discussão em paralelo ao nosso setor, porém que pode lançar luz sobre a possível reação dos consumidores de feijão com respeito ao organismo geneticamente modificado. Trata-se da cadeia produtiva do trigo, que tem debatido se vão utilizar ou não o trigo geneticamente modificado”, aponta a liderança da entidade mais representativa do setor de pulses. 

De acordo com Marcelo Lüders, o raciocínio é simples: “Se aquela cadeia produtiva [trigo], mais estruturada, achou por bem não expor o produto ao risco de diminuição de consumo por conta da alteração genética, por analogia o mesmo deve ocorrer com o feijão-carioca OGM”. 

O dirigente relembra que há citações de que dois países no mundo têm o trigo geneticamente modificado, os Estados Unidos e a vizinha Argentina – que é exatamente a biotecnologia pendente de aprovação no Brasil, no momento que aguarda a definição por parte do CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

“Os norte-americanos dominaram a tecnologia, mas a retiraram de circulação”, lembra o presidente do Instituto Brasileiro de Feijões e Pulses ao defender a negação da biotecnologia de modificação genética. O feijão transgênico RMD da Embrapa foi aprovado para comercialização em 2011, mas somente este ano, em julho de 2021 chegou às gôndolas dos supermercados brasileiros.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet