Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Cidades

Seciteci ofertará cursos nos presídios de Mato Grosso, veja quais unidades serão beneficiadas no Araguaia

Os cursos fazem parte do Programa Novos Caminhos, desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Agência da Notícia com Redação

07/10/2021 - 10:16 | Atualizada em 07/10/2021 - 10:55

Seciteci ofertará cursos nos presídios de Mato Grosso, veja quais unidades serão beneficiadas no Araguaia

Stephano do Carmo, Secretário Adjunto da Seciteci

Foto: Agência da Notícia com Reprodução

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu nesta segunda-feira (04.10) o Processo Seletivo Simplificado para seleção de professores bolsistas que irão atuar na oferta de cursos no sistema prisional de Mato Grosso. Os cursos fazem parte do Programa Novos Caminhos, desenvolvido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).  

As inscrições poderão ser realizadas no período de 04 a 13 de outubro. Os documentos para comprovação dos cursos e experiência profissional, assim como o formulário de inscrição deverão ser enviados exclusivamente pelo e-mail seletivoprisional@secitec.mt.gov.br até às 17h59 do prazo final. O formulário para inscrição e demais informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis no Portal Seletivo/SECITECI/MT. 

Não serão considerados os documentos enviados em outros e-mails, protocolados nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE), na Seciteci ou encaminhados por Sedex.

Os professores selecionados deverão cumprir carga horária de até 20 horas semanais. Os cursos serão ofertados no Sistema Penitenciário de MT e coordenados pelas Escolas Técnicas Estaduais de Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Diamantino e Alta Floresta. Entre os cursos ofertados estão Costureiro de Máquina Reta e Overloque; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Aplicador de Revestimento Cerâmico; Confeiteiro; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Maquiador; Serigrafia; Cabeleireiro; Horticultor Orgânico; Jardineiro; Padeiro e Pedreiro de Alvenaria Estrutural. Segundo o Secretário Adjunto da Seciteci, Stéphano Benevides do Carmo , serão 43 municípios contemplados e os cursos serão ministrados para os reeducandos dentro das instalações das cadeias publicas que dispoem de laboratórios próprios para 12 cursos definidos , reeducandos estes selecionados pelo sistema peniténciário que estão  próximo do cumprimento das suas penas. Objetivo é prepará-los para serem reenseridos novamente no  mercado de trabalho com as capacitações ofertadas .  De acordo com o secretário adjunto da Seciteci, Stephano Carmo, a Pasta ficará encarregada pela contratação dos professores e oferecer o material pedagógico como livros, mochilas, além da certificação dos reeducandos. Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), definiu os locais e os recuperandos que serão contemplados com os cursos.

“Os cursos ofertados foram definidos de acordo com os laboratórios que cada unidade prisional possui porque serão ministrados dentro das instalações dos presídios”, explicou Stephano.

Unidades Prisionais que receberão os cursos de qualificação:

Cuiabá
Várzea Grande
Tangará da Serra 
Arenapolis
São José dos quatro Marcos
Chapada dos Guimarães 
Pontes e Lacerda
Nortelandia
Comodoro
 Barra do bugres
Araputaga
Juina
 Sorriso
 Sinop
 Porto dos gauchos
Juara 
Rondonópolis
 Primavera
Jaciara
 Alto Araguaia
 Nova mutum
Lucas do Rio verde 
Vila rica
Porto alegre do Norte
Água Boa
Peixoto de azevedo
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp