Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 5 de Dezembro de 2021

2 0
:
2 7
:
1 8

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Agronegócio

18 Out 2021 - 15:12

Soja caindo: Vale a pena vender agora?

Saiba como enfrentar o aumento do custo dos insumos

Da Redação Agência Da Notícia com Agrolínk

Foto: Repórter Agro

 (Crédito: Foto: Repórter Agro)
“Há um mês, mostramos aqui a possibilidade de o mercado de soja cair. De lá para cá, realmente nossas previsões se confirmaram”. A afirmação é da equipe de analistas de mercado da Consultoria TF Agroeconômica, que recomenda as ações mais assertivas para enfrentar o momento de baixa.

A primeira sugestão dos especialistas é “não vender soja física futura, mas fixas hoje os preços direto na Bolsa de Chicago”. A vantagem desta operação, segundo eles, é que em caso de um revés climático – como a seca do último ciclo – não será necessário entregar mercadoria física e, ao contrário, terá lucros nas operações do mercado futuro. 

“Se você for cerealista e fizer isto vai ganhar muito dinheiro; se for cooperativa, dará ao seu cooperado um preço mais alto do que o normal de mercado. Se você não souber fazer estas operações, nós poderemos ajudá-lo”, diz a TF Agroeconômica.

Com relação ao aumento dos custos de produção, a recomendação é de “comprar agora todo o insumo que puder para a próxima safra, de preferência via barter”. Isso vai possibilitar, dizem os analistas, usar um “volume menor de sacas de soja do que se esperar para fazer isto no próximo ano, a partir de maio, quando os preços tenderão a cair mais com a entrada da safra brasileira”.

“O agricultor brasileiro, de um modo geral, fica muito brabo quando alguém fala sobre a possibilidade de o preço da soja ou do milho caírem. Como ele vê os preços dos insumos e os seus custos subindo todos os meses, pensa que o preço da soja tem que apenas subir, também. Infelizmente, o mercado não é assim. As coisas são como são, nem sempre como a gente quer.

E nós, analistas, somos apenas o termômetro, não somos a causa de nada. Portanto, não quebrem o termômetro, ele é seu amigo. A maior lição que um agricultor pode aprender no mercado é que o preço pode cair e, consequentemente, ele tem que vender, antes que isto aconteça”, conclui a TF.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet