Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 8 de Dezembro de 2021

0 6
:
2 0
:
3 3

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Política

27 Out 2021 - 10:24

“Aguardo posicionamento do presidente Bolsonaro”, afirmou Nelson Barbudo

Janela partidária - A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, que na prática é um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato.

Agência da Notícia

Reprodução.

 (Crédito: Reprodução.)
O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) informou nesta quinta-feira (07.10) que acompanhará o presidente Jair Bolsonaro em sua decisão partidária. O parlamentar preferiu não tecer comentários pessoais a respeito da possível fusão entre o DEM e o PSL, informada na quarta-feira (06.10). 

“O que posso dizer é que, tecnicamente, a fusão ainda precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode acontecer em um prazo de até 90 dias. Também deixo claro que não participei de reuniões que trataram sobre a fusão e que, como deputado que vota 100% com o presidente Jair Bolsonaro, aguardo o posicionamento dele para definir qual partido ir. Vou para a legenda que o presidente for”, disse. 

Janela partidária - A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, que na prática é um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Este período acontece seis meses antes do pleito e, com isso, varia a cada ano, já que a data da eleição não é fixa.

A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 e se consolidou como uma saída para a troca de legenda, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão do TSE estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais (deputados estaduais, federais e vereadores).

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet