Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Terça-feira 16 de Agosto de 2022

2 2
:
0 8
:
4 2

Últimas Noticias

Notícias / Artigos e Opinão

29 Out 2014 - 14:35

Norte Araguaia perderá referencia se incorporar mais municípios “Unir forças sim, perder referencias não!”

JOSE MAURIVAL CAVALCANTE LUZ

Força política, trabalho e seriedade têm sido alguns dos aspectos destacados por aliados com relação ao nome do deputado estadual Baiano Filho (PMDB).

Em Barra do Garças, durante evento realizado na última terça-feira, dia 21, um dos líderes políticos da região Norte Araguaia, deputado Baiano Filho, recém reeleito, sendo o mais votado, fez questão de ressaltar um desses pontos. “Temos que buscar esse entendimento de força, pois é hora do Araguaia mostrar essa união, entendo que a ampliação de 21 para 34 municípios também irá fortalecer a região que passa a ter condições de resolver as demandas com muito mais força e estamos prontos para contribuir”, frisou Baiano.

“Quando me perguntavam como o nosso deputado estadual irá ajudar o Norte Araguaia, eu respondia: ele será um deputado de força, pois será o mais votado do Estado e terá força política, seja lá quem for o governador”, asseverou José Maurival.

Pelo que já se notou, já está decidido, um projeto discutido apenas por 23 prefeitos que não levaram em consideração a opinião de outras lideranças, tais como: Os ex-prefeitos, vereadores, lideres partidários, Maçonaria, igrejas, sindicatos, associações e outros seguimentos do Norte Araguaia. “Minha luta foi árdua, durante longos 29 anos eu lutei para que a região tivesse uma denominação inovadora que dessem novos rumos. Isso conseguimos com o apoio dos deputados estaduais Humberto Bosaipo, Alencar Soares e outros. Com muito jeito, através dos presidentes da AMBA na época, conseguimos convencê-los a trocar o nome da entidade para AMNA, também com o apoio do inesquecível deputado Humberto Bosaipo e do então presidente da Associação na época o prefeito Marcos Reinert (Serra Nova Dourada) quando foi consolidado o nome de AMNA – Associação dos Municípios do Norte Araguaia, pois o Jornal O Interior achava que a denominação de Associação dos municípios do Baixo Araguaia” era pejorativa, e que NORTE ARAGUAIA nos elevaria ao crescimento e soaria melhor. Fato consumado – Começamos a luta com os presidentes antecessores Dr. Iron, Helio do Carmo, Beto Rempel e por fim com o Marcos Reinert que adotou a ideia e coseguiu o reconhecimento pelo o IBGE, Assembleia Legislativa e toda a imprensa e hoje assim somos orgulhosamente conhecidos “Somos do Norte Araguaia”. “Lembro-me que usei um argumento muito forte para com o saudoso Helio do Carmo, que foi presidente da AMBA – Sr. Helio quero dar uma sugestão para o senhor; porque o senhor não troca o nome da Associação de AMBA para AMNA? Assim prestaremos uma homenagem a sua filha Ana Paula e elevamos o nome da entidade”. De imediato o Sr. Helio aceitou a ideia, se reuniu com a diretoria e mudou o nome de AMBA para AMNA, mas sem perder a referencia do Norte Araguaia, que foi muito difícil conquistar em nomes dos ex-prefeitos, deputados estaduais e federais.

Para o prefeito Emival Gomes de Freitas, que faz política há mais de 16 anos no município, os prefeitos tomaram a decisão correta ao apoiar o nome de AMA e incorporar os municípios do alto e médio Araguaia. “Esse grupo que está aqui hoje é o grupo que quer o melhor para a nossa cidade por defender a união de mais municípios para nos ajudar”, Será? Questionou o jornalista..

Em Porto Alegre do Norte-MT o deputado não recebeu apoio de um dos grupos mais tradicionais do município
São realidades diferentes, bem diferentes. Eu nasci em Barra do Garças-MT, tenho orgulho disso, mais Barra e os municípios adjacentes tem de tudo hoje, boas escolas, faculdades particulares, Hospital com UTI e um comercio forte e está bem perto da capital Cuiabá (520 KM) e Goiânia (410)KM; Portanto de Água Boa prá lá as demanda são bem menos. Quando o prefeito Gaspar sabiamente incorporou mais 06 ou 07 novos municípios eu aplaudi e apoiei a Idea, pois Cocalinho, Água Boa, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Campinapolis e Novo São Joaquim também são municípios pequenos e ajudou muito a reforçar nas reivindicações da AMNA. Agora com Barra do Garças junto à força aumenta sim, mas o Norte Araguaia perderá referencia, e o Gaspar deixará de ser o grande líder que queremos e sonhamos para um dia nós ter o nosso próprio deputado estadual em 100%.

Conversei com o agropecuarista e sindicalista Hélio Bruneta a respeito, e ouvi claramente que a ideia também a ele não agradou; “ Olha Maurival unir forças é sempre bom, mas nesse caso prá nós é péssimo, vamos realmente perder a nossa referencia de região, aqui nossas demandas são enormes e já está provado que nenhuma das associações existentes está dando o devido respaldo que os municípios necessitam...”Disse Hélio Brunetta. .
“Precisamos unir nossas forças para fazer os municípios do Norte Araguaia crescerem e se desenvolverem. Precisamos nos unir para melhorar de verdade a vida das pessoas, mas sem perdermos referencia. Podem ter certeza de que o que for possível para melhorar a vida de cada cidadão do Norte Araguaia, eu vou fazer o aprofundar para voltar atrás essa ideia”, afirmou o jornalista.
Liderança incontestável
A região Norte Araguaia esta formada com apenas 13 municípios, graças à luta incansável do presidente e do eminente deputado Baiano Filho, o Embaixador do Norte Araguaia”temos 21 municípios. Baiano com essa vitoria extraordinária não precisa mais de ampliar a AMNA, seu trabalho provou que a sua trajetória já esta escrita em todo o estado de Mato Grosso sem que isso cause descontentamento às pessoas. Com relação a Gaspar, vou continuar nutrindo o meu sonho de num futuro muito próximo vê-lo deputado estadual e seguir em frente. “A história da minha vida e da minha família se mistura com a história do Norte Araguaia. E com isso eu só poderia apresentar o melhor deputado estadual do Norte Araguaia a vocês. “E o melhor para esta cidade que moramos e para o nosso estado é o Baiano Filho”.

Para encerrar, ao Beto, prefeito de Barra do Garças, filho do saudoso Wilmar Peres, que quando foi Governador de Mato Grosso me ajudou a emancipar Porto Alegre do Norte e Vila Rica entre outros municípios deixo um recado: “Barra não vai nunca brigar pela BR-158 nem por um Hospital Regional ou UFMT e faculdades, Barra não precisará de nossos votos para eleger um deputado estadual. Hoje Confresa só perde para Barra; Tanto em numero de habitantes como o numero de eleitores...”
Nossa força, nosso sonho – Um Norte Araguaia bem melhor.

Peço Socorro, Help..! Help...! Calistão, Silvio, Beto Rempel, Genebaldo, Adelcides, Miguel Milhomem, GASPAR, Parassu, Betão, Tarzan Não podemos perder nossas referencias....

JOSE MAURIVAL CAVALCANTE LUZ
DRT 001863/mt


SAIBA PROQUE

MUNICIPALISTA

Baiano Filho reúne 23 Prefeitos do Araguaia e funda a AMA
O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), o presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA), Gaspar Domingos Lazari e o prefeito de Barra do Garças Roberto Farias participaram nesta terça (21) de uma reunião ordinária da AMNA –Associação dos Municípios do Norte Araguaia, no Gabinete da Prefeitura de Barra do Garças, com a presença de 23 prefeitos do Araguaia. Na oportunidade foram discutidas ações contundentes para a consolidação da região, tendo como pauta principal a proposta de ampliação da área de atuação da AMNA com a incorporação de novos municípios, dando origem a Associação dos Municípios do Araguaia/AMA.

“Foi um momento histórico porque pela primeira vez o Araguaia de Alto Araguaia até Vila Rica, está unido para buscar o Desenvolvimento da região, tendo mais condições de brigar por demandas de interesse comum como a conclusão da BR-158, do MT integrado e várias outras ações para melhorar a infraestrutura, pois sabemos que o Araguaia é a bola da vez e juntos, podemos lutar para que nossa soja seja a mais competitiva e acabar de vez com essa história de vale dos esquecidos. Hoje é um dia que devemos celebrar e mostrar que unidos seremos mais forte.”, disse Beto.
O deputado estadual reeleito Baiano Filho que foi o idealizador da reunião, se colocou à disposição dos prefeitos para trabalhar pela região junto às reivindicações ao governo estadual. O parlamentar acredita que unidos os prefeitos terão mais força e representatividade para cobrar os benefícios que o Araguaia precisa. “Temos que buscar esse entendimento de força, pois é hora do Araguaia mostrar essa união, entendo que a ampliação de 21 para 34 municípios também irá fortalecer a região que passa a ter condições de resolver as demandas com muito mais força e estamos prontos para contribuir”, frisou Baiano.


Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet