Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 8 de Dezembro de 2021

0 7
:
2 2
:
4 4

Últimas Noticias

Enquete

Na Sua opinião você é a favor ou contra a realização do carnaval em fevereiro de 2022

Notícias / Política

3 Nov 2021 - 10:51

“Isso só a Finlândia consegue fazer”, afirma Pivetta sobre meta de MT para descarbonização até 2035

Mato Grosso é um dos dez estados brasileiros que, sem qualquer vínculo com o Governo Jair Bolsonaro (sem partido), apresenta sua própria pauta verde na COP26, em Glasgow, na Escócia.

Agência da Notícia com Redação do Olhar Direto

Agência da Notícia com Reprodução

"Isso só a Finlândia consegue fazer até lá, que é um país que não produz praticamente nada", Pivetta

Um dos grandes produtores rurais do país, o vice-governador Otaviano Pivetta (sem partido) destacou o fato de o Governo do Estado ter elaborado um plano próprio para atingir a meta de descarbonização até 2035. Mato Grosso é um dos dez estados brasileiros que, sem qualquer vínculo com o Governo Jair Bolsonaro (sem partido), apresenta sua própria pauta verde na COP26, em Glasgow, na Escócia.

“Existe uma discussão muito ampla e é um assunto muito em voga neste momento, que é a emissão de carbono. Em Mato Grosso nós já traçamos um plano de que até 2035 nós vamos zerar as emissões. Isso só a Finlândia consegue fazer até lá, que é um país que não produz praticamente nada”, afirmou Pivetta, que assumiu o governo durante a viagem de Mauro Mendes (DEM) à Europa e chegou a ceder por alguns dias o cargo à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas.
Isso só a Finlândia consegue fazer até lá, que é um país que não produz praticamente nada
Os planos citados por Pivetta foram lançados na semana passada. Se trata do programa Carbono Neutro MT, que representa a adesão do estado à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), criada pelas Nações Unidas.

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases do efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. O Governo de Mato Grosso foi mais audacioso, e estabelece que a meta deve ser alcançada até 2035 (chegando a 80% até 2030), por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes.

O vice destacou que a proposta do Estado não é um chute, já que a meta foi estabelecida tendo como base um planejamento estruturado. Pivetta ainda pontuou que antes mesmo da criação do programa, o governo já adotou medidas para preservação do meio ambiente.

“Nosso sistema produtivo é sequestrador de carbono, então estamos tomando algumas medidas. Desmatamento e queimadas diminuíram pela metade do ano passado para cá e as ações do governo são muito firmes e não há brechas para ninguém andar fora da lei”, pontuou.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet