Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 28 de Maio de 2022

2 3
:
3 7
:
4 8

Últimas Noticias

Enquete

Eleições 2022: Quantos deputados Estaduais e Federais o Araguaia deve eleger? Deixe seu comentário!

Notícias / BR 158

10 Nov 2021 - 09:24 | Atualizado em 12 Nov 2021 - 10:33

Bancada de MT diz que dinheiro não será problema para o asfalto da BR 158

De acordo com a bancada federal, existem empecilhos, como a LI- Licença de Instalação e PBA - Plano Básico Ambiental que estão travando a conclusão da obra

Agência da Notícia por Camila Nalevaiko

Camila Nalevaiko/Agência da Notícia

 (Crédito: Camila Nalevaiko/Agência da Notícia)
Em uma reunião nessa terça-feira (09), em Brasília liderada pelo Presidente da AMA - Associação dos Municípios do Araguaia, Daniel do Lago, Produtores Rurais e a Bancada de MT, a cobrança foi para que deputados federais e senadores destinem emendas parlamentares para a conclusão da BR 158. 

Após muitas cobranças feitas por produtores rurais e prefeitos da região Norte Araguaia, a bancada de MT se comprometeu em alocar recursos para a pavimentação. No entanto alertaram que o dinheiro não foi investido por falta de licenças ambientais.  O deputado federal Neri Geller do PP, alertou que em 2020, a bancada teria disponibilizado R$ 38 milhões para a obra em 2021, porém o recurso foi destinado para a BR 163, num trecho do estado do Pará. “Nós precisamos agir da forma correta, para não voltar a acontecer oque houve lá atrás, o recurso nós vamos alinhar, agora é preciso regularizar a questão ambiental”, disse Neri Geller. 

De acordo com a bancada federal, existem empecilhos, como  a LI- Licença de Instalação e PBA - Plano Básico Ambiental que estão travando a conclusão da obra. 

O Senador Jaime Campo do DEM, garantiu recurso na ordem de R$ 80 milhões. “O dinheiro não será problema, estamos coesos da necessidade que o Araguaia tem com o asfalto na BR 158, agora precisamos empenho dos órgãos ambientais, para garantir a conclusão da obra”, disse o Senador Jaime. 

Para o produtor Rural Edio Brunetta, a reunião foi importante, principalmente pela bancada de comprometer com a disponibilidade de recursos. “A BR 158 precisa de asfalto já, e o comprometimento do empenho de dinheiro por parte da bancada de MT é muito importante. Agora precisamos ver essa questão das licenças”, disse Brunetta.

O deputado estadual Dr Eugênio também participou do encontro e dissse da importância de se buscar solicitar essas questões ambientais."Ficou clara nessa reunião que precisamos ter agilidade nas pendências ambientais ee
buscar essas licenças como a LI o quanto antes, precisamos destravar essa BR-158, é uma questão humana é prioritária", afirmou o Deputado.

De acordo com o Presidente da AMA, prefeito Daniel do Lago, é necessário agora dar andamento, através de reuniões no Ministério de Infraestrutura e Logística. “Através do Presidente da Bancada de MT, Dr Leonardo, vamos agendar reunião no Ministério, para dar celeridade ao processo de pavimentação da BR. Estamos satisfeitos com o empenho dos deputados federais e senadores. Eles são conhecedores da situação e acredito que vão se comprometer com a conclusão desse asfalto “, explicou Daniel. 

A Prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira que representou a AMM - Associação dos Municípios de Mato Grosso, disse que o asfalto da BR 158 é questão de humanidade. “Nós não precisamos bater na tecla do que essa BR 158, representa para o progresso do Norte Araguaia, para o transporte das nossas riquezas, nós precisamos explicar mais uma vez que o asfalto do trecho é questão humanitária, vidas se perdem ali, acidentes e nós precisamos resolver essa questão”, falou Janailza.

Participaram da reunião o ex-deputado Baiano Filho que também é assessor do Senador Jaime Campos, e os prefeitos Abmael Borges de Vila Rica, Mansao de Bom Jesus do Araguaia, Mará de Serra Nova Dourada, de Alto Boa Vista Zé Maranhao e o Prefeito de Vila Rica Abmael Borges.

Vale ressaltar que as licenças e o dinheiro que será disponibilizado é para o asfalto no contorno leste, passando pelo Luizinho até Alto Boa Vista, seguindo por Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

  • por Márcia Cristina, em 11 Nov 2021 às 04:33

    Muito curioso que o discurso sempre igual. Próximo de eleições já começam a usar a Br158 mais uma vez. Em 2010 estive em uma reunião em Ribeirão cascalheira onde estavam muitos políticos, entre eles o Daltinho, superintendente do incra e eles deram por concluído a BR 158. Diziam que agora iam lutar pela regularização fundiária do Vale do Araguaia. Que a BR 158 era um sonho que estava já realizado porque faltava pouco e já ia ser concluído. Se passaram 11 anos e nós continuamos sofrendo com o descaso com nossa região. Os 120 km não são todo terra indígenas e se quisessem esse entrave ambiental já teria resolvido. Só sabe a necessidade desse asfalto quem passa por esse trecho. Outra coisa curiosa que me chamou a atenção na reportagem que nem todos os prefeitos estavam nesta reunião. Vamos acordar e abrir os olhos com nossos representantes políticos que estão passando melado nas nossas bocas e correndo muito pouco atrás do interesses da população do Araguaia. Temos que eleger políticos que sejam do Araguaia. Nem voto devia saí daqui para candidatos de outras regiões. Falei muito mas é porque a indignação é grande.

  • por Lázaro, em 10 Nov 2021 às 21:05

    Essa br 158 e uma piada .vamos tentar Acredita. Mais todo esforço e válido

  • por rai, em 10 Nov 2021 às 18:33

    complicado, 10 anos se foi e a BR 158 continua a merce do tempo em 120km

  • por Raimundo Nonato Coelho, em 10 Nov 2021 às 14:25

    mas uma vez estamos diante das mesmas conversas. No entanto, é preciso continuar acreditando nos politicos, porque não existe outra saida. É simplesmente esperar que um dia possa sair do papel este projeto tão necessario e urgente para o Araguaia. Não existe no Brasil, bem mo meio do Brasil, veja o mapa, uma rodovia sem pavimentação a não ser a BR 158, estamos na época da pedra lascada, atrasadissimo.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet