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23 Nov 2021 - 09:54

Aproximadamente 59% dos mato-grossenses planejam comprar na ‘Black Friday’ deste ano

Houve um aumento de cerca de 5% na intenção de compra na Black Friday, em relação a 2020. Os que mais pretendem gastar na data são os jovens da Geração Z.

Agência da Notícia com Redação do Olhar Direto

Agência da Notícia com Reprodução

Houve um aumento de cerca de 5% na intenção de compra na Black Friday, em relação a 2020. Os que mais pretendem gastar na data são os jovens da Geração Z. (Crédito: Agência da Notícia com Reprodução)

Houve um aumento de cerca de 5% na intenção de compra na Black Friday, em relação a 2020. Os que mais pretendem gastar na data são os jovens da Geração Z.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa, através do seu núcleo de inteligência de mercado, para entender o comportamento de compra de uma parcela significativa de consumidores economicamente ativos do Estado e o seu interesse pela Black Friday. Houve um aumento de cerca de 5% na intenção de compra na Black Friday, em relação a 2020. Os que mais pretendem gastar na data são os jovens da Geração Z.

Segundo a pesquisa, quase 76% da população mato-grossense pretende ir às compras neste final de ano, que promete ser o melhor em cinco anos. Foram realizadas 600 entrevistas na primeira quinzena de novembro com abrangência nas cidades das Regiões Central, Médio Norte, Norte, Sul, Leste e Oeste de Mato Grosso.

 
Questionados especificamente sobre a Black Friday, 59,3% responderam que aproveitarão as promoções e irão as compras neste ano. Em 2020 o percentual de intenção de compras foi de 54%. Roupas e Calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por Eletrodomésticos (24,2%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (22,5%), Móveis em Geral (9,7%), Brinquedos/Pelúcias (5,7%), Cosméticos e Perfumes (3,1%) e Outros 6,8%.
 
A Geração que mais pretende comprar é a Z (18 a 26 anos) com 70,3%. Quando nos referimos a renda, a maior pretensão ficou com a de R$ 6.001 a R$ 10.000 (74,1%) e a região destaque com a possibilidade de conseguir maior volume de vendas ficou a Leste com 71,9%.
 
Já sobre a média de valor que pretendem gastar na Black Friday deste ano ficou em R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Neste item destacamos a Região Norte com a média de R$ 1.784,00 seguida pela Região de Cuiabá e Várzea Grande com média de R$ 1.696,32, Região Médio Norte R$ 1.655,05 e Região Oeste R$ 1.442,86.
 
Fim de ano
 
As campanhas promocionais, por exemplo, tiveram aumento de interesse comparando novembro de 2021 (87%) com novembro de 2020 (66%). Para 73% dos entrevistados, as campanhas são um diferencial na decisão de suas compras, ficando como destaque a Geração Z (18 a 26 anos) com 81,5%.
 
Dos 75,9% que pretendem realizar compras neste fim de ano, 40,9% responderam que irão presentear familiares, 34% irão se presentear, 15,7% irão comprar itens para casa, 6,9% presentearão os amigos e 2,6% gastarão com itens para sua empresa.
 
Com relação ao local de preferência para compras, 51,4% responderam que optam por ir às Lojas do Centro da cidade. Em segundo lugar ficou a Internet (sites), com 24,9%, que devemos destacar um grande aumento comparado aos últimos anos. Em seguida, os Shoppings Centers com 10,5%, Lojas próximas nos Bairros onde mora 7,1%, Mídias Sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) e 3,3% Outros.
 
Quando analisado por regiões, podemos destacar que a preferência por Lojas do Centro da cidade é liderada pela Região Oeste (68,2%), Lojas de Bairros pela Região Médio Norte (9,9%), Shopping Center por Cuiabá e Várzea Grande (25,7%) e Internet (Sites On-line) pela Região Norte (32%).

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