Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sábado 29 de Janeiro de 2022

0 1
:
5 3
:
4 2

Últimas Noticias

Notícias / Geral

26 Nov 2021 - 08:40

Biblioteca Estevão de Mendonça promove incentivo à leitura durante Expedição Araguaia-Xingu

Agência da Notícia com Redação

Agência da Notícia com Reprodução

A Biblioteca Itinerante já realizou mais de um mil atendimentos, que incluem atividades pedagógicas como oficinas com materiais recicláveis, distribuição de livros e contação de histórias. (Crédito: Agência da Notícia com Reprodução)

A Biblioteca Itinerante já realizou mais de um mil atendimentos, que incluem atividades pedagógicas como oficinas com materiais recicláveis, distribuição de livros e contação de histórias.

Para levar cultura à população de todos os cantos do Estado, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é parceira na 3ª Expedição Araguaia-Xingu, que acontece de 18 de novembro a 05 de dezembro. Com o projeto Biblioteca Itinerante, uma equipe do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) desenvolve atividades de incentivo à leitura nas cidades e aldeias indígenas visitadas pela ação de cidadania promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.

A expedição, que é realizada por meio da Justiça Comunitária, já atendeu até esta quarta-feira (24.11), moradores dos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha, e indígenas da etnia Kaiapo Metuktire, na Aldeia Piaruçu. Nesse período, a Biblioteca Itinerante já realizou mais de um mil atendimentos, que incluem atividades pedagógicas como oficinas com materiais recicláveis, distribuição de livros e contação de histórias. 

A programação irá contemplar ainda as cidades de Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho, e outras aldeias indígenas da região. Junto com a atividades culturais da Biblioteca Itinerante, a população tem acesso a diversos serviços do Poder Judiciário, como homologação de divórcios, regularização de pensão alimentícia, emissão de documentos, declarações, registros civis, dentre outros.

O projeto Biblioteca Itinerante acompanha o Poder Judiciário desde a primeira edição da Expedição Araguaia- Xingu.  Na edição 2021, fazem parte da equipe as servidoras Waldineia Almeida, Helena Maria da Costa, Fabiola Arruda, Rosely Ribeiro e Antônio Hélio Capistrano.

Mais informações sobre a 3ª Expedição Araguaia-Xingu estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

A Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça 

Com o intuito principal de desempenhar o papel social da Biblioteca Pública, o projeto realiza atividades de promoção da leitura em locais distantes e carentes da capital e do interior do Estado. 

A Biblioteca Itinerante incentiva o processo de formação de leitores por meio de doação de livros, principalmente de obras mato-grossenses, peças teatrais, contação de histórias, dentre outras ações. 

“É uma ação que apresenta à sociedade o conceito de equipamento cultural ativo no processo de desenvolvimento sociocultural do indivíduo. Nossa missão é levar ações de acesso ao livro e de promoção da leitura, atendendo as regiões que não têm acesso à biblioteca”, explica Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
  

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet