Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 26 de Junho de 2022

0 5
:
0 1
:
2 2

Últimas Noticias

Notícias / Política

8 Dez 2021 - 18:05

Lei proíbe alunos de realizar gravações de professores durante as aulas

Lei estadual proíbe gravações com a finalidade de constranger professores da rede estadual de ensino.

Por Semana7 com Agência da Notícia

reprodução

Lei proíbe alunos de realizar gravações de professores durante as aulas (Crédito: reprodução)

Lei proíbe alunos de realizar gravações de professores durante as aulas

Os alunos das escolas estaduais de Mato Grosso estão proibidos de gravar os professores em sala de aula. A lei que estabelece a regra foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM), nessa segunda-feira (6).

A proibição vale para os vídeos filmados com a finalidade de constranger o mestre ou ainda limitar o livre pensamento, a liberdade de expressão e a ética educacional.

"A filmagem de qualquer atividade em sala de aula somente poderá ocorrer nas atividades docentes em aulas e demais atividades de ensino, mediante consentimento de quem será filmado ou gravado", diz trecho da nova lei.

Segundo a lei, o responsável pela filmagem sem autorização, poderá responder medidas cíveis e as criminais cabíveis, o estudante também será submetido "às normas disciplinares do regimento escolar".

O projeto de lei é de autoria do deputado Valdir Barranco (PT).

Como justificativa, ele argumentou que os professores precisam ser respeitados e terem a liberdade para se expressar e apresentar todas visões ideológicas. “Estamos deixando claro que o professor pode deixar o aluno gravar, mas se ele disse que não, o aluno precisa obedecer”, disse.

Alguns deputados defenderam a reprovação do projeto, alegaram questão de controle e chegaram a comparar a filmagem com a instalação de câmeras nas fardas dos agentes de segurança.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet