Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Janeiro de 2022

1 5
:
5 7
:
4 0

Últimas Noticias

Notícias / Educação

9 Dez 2021 - 16:48

Araguaia receberá cursos profissionalizantes através da Seciteci para reeducandos

Água Boa, Barra do Garças e Vila Rica receberão os cursos através do programa “Reconstruindo Sonhos”

Por Semana7 com Agência da Notícia

Semana7

Araguaia receberá cursos profissionalizantes através da Seciteci para reeducandos (Crédito: Semana7)

Araguaia receberá cursos profissionalizantes através da Seciteci para reeducandos

São esperados para os meses de fevereiro e março o início dos cursos para os reeducandos de costura em máquina reta e overloque, refrigeração e manutenção de ar condicionado e pedreiro para a construção civil nas unidades prisionais de três cidades do Araguaia, com 60 vagas no geral.

Água Boa, Barra do Garças e Vila Rica serão contempladas com o programa “Reconstruindo Sonhos”, resultado de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Stephano Benevides do Carmo, as 60 vagas serão distribuídas em 15 para o curso de costura em máquina reta e overloque em Água Boa, 15 para refrigeração e manutenção de Ar Condicionado também em Água Boa, 15 para costura em máquina reta e overloque em Barra do Garças e 15 para pedreiro na construção civil em Vila Rica. Todos os cursos serão realizados dentro das próprias unidades prisionais das cidades.

“A Seciteci entra com a qualificação profissional dos reeducandos e o Ministério Público e Tribunal de Justiça entra com o conceito ético do processo de ressocialização do indivíduo”, explicou Stephano.

Os cursos ofertados fazem parte da categoria de Formação Inicial Continuada (FIC), com carga horária variada entre 120 a 240 horas. O secretário também esclareceu que os reeducandos que terão acesso às vagas são aqueles que estão em seu processo final de pena, de nove a seis meses finais, próximos ao retorno para a sociedade.

Stephano esteve na primeira semana de dezembro visitando a Cadeia Pública de Barra do Garças e também a Penitenciária de Água Boa, onde se reuniu com os diretores de ambas as unidades para conhecer as dependências e também alinhas alguns pontos.

O início dos cursos nas unidades do Araguaia é esperado para meados de fevereiro, até no máximo março de 2022. Em Jaciara, nesta quinta-feira (9), foi dado o pontapé no curso de Jardinagem oferecido aos reeducandos do município.

Reconstruindo Sonhos

Em todo Mato Grosso serão 33 unidades prisionais contempladas, com 660 alunos no total. O programa “Reconstruindo Sonhos” foi lançado no final de novembro, no Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Ele visa o fortalecimento da ressocialização dos reeducandos, contribuindo para a ampliação da compreensão do sentido da vida e promovendo a reinserção social, por meio da qualificação e capacitação profissional e habilitando o reeducando para o mercado de trabalho. O projeto veio para suprir essa necessidade psicossocial importantíssima para trabalharmos o mundo do trabalho e o emocional necessário para sua inserção na sociedade.

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet